cultura

‘Eu acredito no Brasil’, diz Lucélia Santos em entrevista repercutida no Programa Bem Viver

Para celebrar seus 50 anos de carreira, artista programa lançamento de livro e peça teatral sobre Chico Mendes

Ouça o áudio:

“Chico Mendes foi a maior liderança socioambiental do Brasil", diz Lucélia Santos
“Chico Mendes foi a maior liderança socioambiental do Brasil", diz Lucélia Santos - Gleilson Miranda/Secom
Eu espero que o Lula ganhe no primeiro turno

Em 2022, quando completa 50 anos de carreira, a atriz Lucélia Santos, uma das mais consagradas da televisão brasileira, continua se destacando também pela atuação política e pelo trabalho ao lado de grupos mais vulneráveis. Ela segue, em suas palavras, “passional e visceral”.

“Eu ainda acredito no Brasil”, disse categórica em entrevista ao BdF Entrevista, repercutida na edição de hoje (4) do Programa Bem Viver. “É um país que eu sempre amei de paixão. Tenho afeto pelo país, pela nação, pela ideia de coletivo, pela língua, pela cultura brasileira, pelas diferenças, e pelo brilho. O Brasil é um país que brilha, é um país que tem várias cores.”

Para celebrar sua trajetória artística, ela participará de diversos eventos, como o lançamento de um livro de fotos e de uma peça teatral sobre sua atuação na defesa de causas socioambientais. A montagem aborda a vida do líder extrativista Chico Mendes e é baseada em uma longa entrevista que ela fez com seringueiro no final da década de 1980, antes de ele ser assassinado em Xapuri (AC).

“Chico Mendes foi a maior liderança socioambiental do Brasil. É uma liderança dos povos da floresta, um extrativista, um seringueiro, um homem que aprendeu a ler aos 19 anos e apresentou ao Brasil um projeto de reforma agrária para a Amazônia, que é o melhor até hoje”, disse. “Eu espero que o Lula ganhe no primeiro turno, que a gente consiga dar uma girada nessa bandeira, botar ela no tanque, dar uma boa lavada de todo o emporcalhamento que sofreu.”

Lucélia participou de 15 novelas, 30 filmes e diversas minisséries e outras produções audiovisuais.

MST sob Ataque

Em mais um capítulo da série especial de reportagens “MST sob Ataque”, o Brasil de Fato revela como um grupo formado por dissidentes do movimento sem terra está tentando desmontar o MST no sul da Bahia.

Acampados relatam que um sujeito em especial que está cooptando militantes para deixarem o movimento, em troca da terra regularizada. Ele é Elivaldo Silva, o Liva, que já foi membro do MST mas hoje está próximo do presidente Jair Bolsonaro. Por isso que consegue assegurar a regularização das terras. Outro nome chave neste processo é Nabhan Garcia, secretário de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura.

Em paralelo, acampamentos do MST vêm sendo atacados por grupos não identificados. Uma das ocorrências foi no acampamento Fabio Henrique, que foi invadido por pessoas armadas, que dispararam contra agricultores, fizeram reféns e incendiaram um ônibus escolar.

Movimento dos Pequenos Agricultores

O Programa Bem Viver comemora os 26 anos do Movimento dos Pequenos Agricultores e Agricultoras (MPA), data que marca a luta pela terra e pela alimentação saudável no Brasil.

O grupo nasceu na década de 1990, fruto de uma união de agricultores que passavam por uma das piores secas da história. A mobilização, que no início foi de apenas algumas famílias, soma hoje mais de 100 mil integrantes, espalhado por 19 estados em todas as regiões do país.


Confira como ouvir e acompanhar o Programa Bem Viver / Brasil de Fato

Sintonize

O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Sarah Fernandes