Ouça e assista

No Brasil, cerca de 60 milhões de pessoas sofrem de insegurança alimentar

Central do Brasil recebe André Luzzi, especialista do tema

Ouça o áudio:

Acompanhe o programa de segunda a sexta-feira às 19h45 por TVs e rádios comunitárias e educativas de todo o país - Divulgação/ANA
Nós temos condições de alimentar a sociedade brasileira, com qualidade e garantindo segurança

Mais de 700 milhões de pessoas no mundo foram afetadas pela fome no ano passado, 2021. No Brasil, cerca de 60 milhões sofrem de insegurança alimentar.Esses dados foram divulgados pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Para analisar este cenário do retorno do Brasil ao mapa da fome, o Entrevista Central do programa Central do Brasil desta quinta-feira (7), recebe André Luzzi.Ele é especialista em segurança alimentar e faz parte do mecanismo da sociedade civil e dos povos indígenas para as relações com o comitê de segurança alimentar da FAO.

"Esses dados só reforçam o que estamos vendo no dia a dia nas ruas brasileiras, principalmente com as populações vulneráveis. A fome é resultado de um conjunto de medidas neoliberais do governo federal que retiram direitos sociais e restringem o acesso da população à renda, emprego e consequentemente, comida", explica.

O especialista também explica o conceito de insegurança alimentar e como ele afeta a população brasileira atualmente.

"Temos que associar a alimentação ao direito ao trabalho, à moradia digna, saúde, educação, orçamentos públicos . Só assim conseguiremos garantir a comida na mesa das famílias".

E mais

Começou ontem (6) e segue até o próximo dia 17 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, a maior feira de artesanato da América Latina, a Fenearte. Nesta edição, ela celebra os 30 anos do Manguebeat, movimento que revolucionou a cena artística-cultural de Pernambuco e reverbera até hoje. No quadro Trilhos do Brasil você acompanha como foi a homenagem e a programação do evento.

Alana Barros Santos, da brigada da Casa Congresso do Povo, em Maceió (AL), participa do Embarque Imediato e fala sobre a importância da solidariedade em meio às chuvas que atingem o estado e soma mais de 68.000 moradores desabrigados.

Encerrando esta edição do programa, a Parada Cultural traz uma indicação musical. A cantora e compositora Indy Naíse,lança nesta sexta-feira (8) o EP Esse É Sobre Você (Remix), em celebração ao aniversário de um ano do EP “Esse É Sobre Você”. A versão remix do disco, com duas faixas inéditas, tem produção musical de Vibox, coprodução e direção vocal de Yasmin Olí. O EP, que anteriormente apostou nos conceitos visuais e sonoros do R&B contemporâneo, dessa vez adentra novos estilos musicais como o pop/rock, o pagodão baiano e ritmos africanos.

Sintonize

Para acompanhar o Central do Brasil, basta sintonizar a TVT em uma antena digital, interna ou externa. Na grande São Paulo, o canal é o 44.1 (sinal digital HD aberto); na NET o canal é o 512 (NET HD-ABC); no UHF, a sintonia é 46; 13 na NET-Mogi; e Canal 12 na Vivo São Caetano do Sul.
A sintonia da Rádio Brasil Atual é 98,9 FM na Grande São Paulo. Também é possível acompanhar a programação radiofônica pelo site do Brasil de Fato.
Quem está fora de São Paulo, pode sintonizar a TVT com a parabólica, via satélite. É necessário direcionar a antena para StarOne C3 Freq: 3973 Mhz Pol: Vertical, DVB-s2; SR: 5000 FEC ¾. Confira mais informações neste link.

Dados da menor estação receptora
Antena: Embrasat modelo RTM 2200Std
Focal-Point
Diâmetro 2,2m
Ganho de recepção no centro do Feixe (Dbi) 37,5
G/T da estação (dB/K) 18,4

Edição: Monyse Ravena