Eleições 2022

PT vai ao TSE pedir retirada de post de Bolsonaro que associa Lula ao PCC

Presidente tem dito, sem provas, que chefe da facção votará em petista, pois seria “o melhor para o crime organizado”

São Paulo | SP |
Campanha de Lula pede que Bolsonaro seja multado por divulgação de áudio
Campanha de Lula pede que Bolsonaro seja multado por divulgação de áudio - Evaristo Sa, Nelson Almeida / AFP

A campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato a presidente da República, protocolou um pedido, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para que Jair Bolsonaro (PL) exclua uma publicação do último sábado (8), em que o petista é associado à facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).

Em sua publicação, Bolsonaro afirma que “Marcola, chefão do PCC, confessa que Lula é o melhor para o crime organizado”. A acusação é feita sem provas. A defesa do petista pede, ainda, que o atual presidente seja multado em R$ 60 mil pela publicação, com acréscimo de R$ 30 mil por cada vez que a informação falsa for apresentada.

:: Fake news eleitoral: veja quais mentiras que viralizaram no primeiro turno ::

“A maliciosa tentativa de vincular a Coligação representante (por seu candidato e o Partido dos Trabalhadores) a uma das mais vis organizações criminosas não possui outra intenção a não ser instalar o caos da desinformação no presente pleito”, afirma a defesa de Lula em petição entregue ao TSE.

A informação de que o PCC apoiaria Lula surgiu em empresas de comunicação ligadas a Bolsonaro, como Jovem Pan. Um áudio, atribuído pelo presidente a Marcos Camacho, conhecido como Marcola, apontado como principal liderança do PCC, comenta o cenário político do país.

O áudio não foi comprovado e, por isso, o TSE determinou a retirada do ar de todas as matérias jornalísticas que divulgaram a notícia após decisão do  ministro Alexandre de Moraes, presidente da corte.

Edição: Raquel Setz