Rio Grande do Sul

Brasil de Fato RS - Edição 13

Edição 13 do Brasil de Fato RS

😷 O AVANÇO DA ENERGIA SUJA  - Ar e água comprometidos, rios, flora e fauna sob ataque. É o que prevêem os ambientalistas caso se confirme a exploração de 166 milhões de toneladas de carvão a uma distância de 20 quilômetros de Porto Alegre, dentro da região metropolitana e ameaçando a saúde de 4,3 milhões de pessoas. O projeto está, agora, em processo de licenciamento ambiental e caminhando rapidamente com a simpatia do governo federal.

❌ O IMPACTO DO CARVÃO – Perigo para os rios e lagos, acidificação das águas que mata peixes, anfíbios, répteis, mamíferos e aves, disseminação de metais pesados, gases tóxicos como enxofre e monóxido de carbono empestando o ar. E quem ganha com a extração do carvão são apenas as grandes empresas preocupadas somente com sua receita.

🤝🏽 A LIÇÃO DA UNIÃO – Uma reação popular contra a poluição pode derrotar uma grande empresa. Foi assim nos anos 1970, em plena ditadura, quando Porto Alegre se uniu e derrotou a papeleira Borregaard que veio da Noruega para degradar o ar da capital e arredores. 

🗳 O POVO QUER VOTAR – Sindicatos e associações se unem e mobilizam em defesa do plebiscito. Querem que a população seja ouvida antes da venda das empresas estaduais. Do outro lado, está o governador Eduardo Leite (PSDB), defensor da privatização sem escutar a voz das ruas.

⚽ FUTEBOL  – Assentados e acampados de todo o Rio Grande do Sul vão disputar mais um campeonato estadual. Vai ser no assentamento de São Miguel das Missões. Será a vez da bola rolar no campo da Reforma Agrária.