Rio Grande do Sul

Brasil de Fato RS - Edição 14

Edição 14 do Brasil de Fato RS

Desemprego – 13,4 milhões de desempregados. Este é o último número referente ao desemprego no Brasil. Apenas durante o mandato de Jair Bolsonaro, mais 1,2 milhão de brasileiros e brasileiras perderam seu trabalho. Somente no setor de construção civil, 228 mil vagas foram fechadas em 2019.

Desemprego II – Não há perspectiva de retomada do emprego se o empresariado não assumir o papel do Estado e impulsionar a atividade econômica. Ocorre que, no Brasil, o setor privado não se move sem um empurrão do poder público. Como o Estado está, cada vez mais, tendo reduzidas as suas funções, isto não está acontecendo. É o que notam os economistas.  

Desemprego III – Brasileiros e brasileiras desempregados relatam seu drama para encontrar uma ocupação. Alguns deles não têm emprego fixo há mais de três anos. 

Mortandade – Meio bilhão de abelhas morreram nos últimos três meses no Brasil. Tudo indica que o uso indiscriminado de venenos agrícolas está atrás do fenômeno que compromete a polinização.  Vinte entidades já denunciaram o fato ao Ministério Público Estadual.

Futebol – Os muitos abismos salariais no futebol brasileiro: entre o que ganham os atletas melhor remunerados da Série A do Brasileirão e os demais. Também entre os salários do futebol masculino e do feminino.

Futebol II – A trajetória do Bahia mostra um clube com valores que destoam dos demais do Brasileirão. Nos últimos anos, o tricolor baiano colou sua imagem às pautas progressistas, defendendo a demarcação das terras indígenas e combatendo a intolerância religiosa e o racismo.

E mais Cultura e Lazer