Rio Grande do Sul

GREVE SOLIDÁRIA

Servidores públicos em greve do RS promoverão doação de sangue nessa quarta-feira (4)

De 2018 até hoje, o hemocentro da capital gaúcha teve um decréscimo de 16%

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Ação faz parte do calendário de lutas dos servidores públicos gaúchos em greve
Ação faz parte do calendário de lutas dos servidores públicos gaúchos em greve - Divulgação

No Rio Grande do Sul, em média, 2% da população é doadora de sangue. A meta indicada é 5%, conforme a Organização Mundial da Saúde. Do ano passado para cá, houve uma diminuição de 16% no número de doação. A estimativa é que um doador possa ajudar até quatro pacientes.

Diante dessa realidade, os servidores públicos do RS farão uma campanha de doação de sangue junto ao Hemocentro de Porto Alegre, na manhã dessa quarta-feira (4). A atividade faz parte do cronograma de ações da greve que acontece em todo o estado. Na sequência, será oferecido um salchipão na sede da extinta Secretaria de Desenvolvimento Rural Pesca e Cooperativismo (SDR). No interior, a Frente dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul indica que os grevistas procurem o centro de doação mais próximo.

De acordo com Rodrigo Marques, diretor da Associação dos Servidores de Ciências Agrárias do RS (Assagra), o que motivou esta ação foi a necessidade de divulgação da importância deste serviço vital do Hemocentro e o ato de solidariedade que envolve a doação de sangue para salvar vidas. "Os servidores demonstram que tem coração e o Eduardo Leite não, pois estamos repondo o estoque diminuído pela greve no Hemocentro. E estamos preocupados com a sociedade atendida", informa.

Ao meio dia, a comissão de mobilização da extinta SDR fará um ato, com a organização dos associados da Assagra que trabalham ali, para receber os demais servidores em um almoço coletivo (salchipão). A atividade terá como objetivo informar a sociedade dos motivos da greve, com panfletagem, faixas e muito diálogo.

Edição: Marcelo Ferreira