Rio Grande do Sul

PREVENÇÃO

Colégios e universidades do RS suspendem aulas para conter coronavírus

Rede pública e instituições de ensino interrompem aulas e atividades extracurriculares pelas próximas semanas

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Confira como ficam as aulas da educação básica e superior no Estado - Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

A rotina da educação no Rio Grande do Sul está sendo alterada no intuito de controlar a transmissão do coronavírus no Estado. Nos últimos dias, dezenas de universidades públicas e privadas anunciaram a suspensão das aulas e atividades extracurriculares. A mesma medida está sendo tomada na rede escolar.

Nesta segunda-feira, foi confirmado o oitavo caso de coronavírus no Rio Grande do Sul. Conforme dados do Ministério da Saúde divulgados também nesta segunda-feira (16), já são 234 casos confirmados no país. O balanço traz ainda que 2.064 estão sob suspeita e 1.624 foram descartados.

Confira como ficam as aulas da educação básica e superior no Estado:

Escolas públicas e privadas

A rede pública de ensino do Estado terá as aulas suspensas a partir de quinta-feira (19), pelo período de duas semanas, prorrogáveis em caso de necessidade. A suspensão foi anunciada pelo governador Eduardo Leite, nesta segunda-feira (16). A medida vinha sendo cobrada pelo Sindicato dos Professores e Funcionários de escola do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS), que em nota aponta que “cabe ao Estado dar exemplo e tomar medidas preventivas à altura da crise sem precedentes que atravessamos. Suspender as aulas imediatamente, garantindo a remuneração dos trabalhadores(as), e por tempo determinado, é a providência lógica a ser tomada”.

Em seu comunicado, o governador gaúcho recomendou também que a rede privada e os municípios tomem a mesma estratégia, de forma a evitar aglomerações. Também nesta segunda, o Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS) encaminhou ofício às representações patronais solicitando a suspensão imediata das atividades letivas na rede privada de ensino do Rio Grande do Sul e a dispensa do comparecimento dos professores aos locais de trabalho.

A prefeitura de Porto Alegre suspendeu as aulas da rede municipal. A medida vale a partir de quarta-feira (18), por três semanas, para alunos dos ensinos fundamental, médio e superior. Na educação infantil, as aulas continuam, mas a Secretaria Municipal da Saúde recomenda que os pais mantenham os filhos em casa. Segundo o prefeito Nelson Marchezan Júnior, após as três semanas, será reavaliada a necessidade de continuar a suspensão.

Outros municípios gaúchos adotaram a medida de prevenção nas suas redes públicas de ensino. Em Rio Grande, as aulas estão suspensas a partir de terça-feira (17), por 21 dias. Em Santa Maria, estão suspensas a partir de quarta-feira (18), por 15 dias. Em Canoas, foi iniciada a suspensão gradativa das aulas, com presenças facultativas e faltas abonadas, e a suspensão em definitivo será a partir de quinta-feira (19), por 14 dias.

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) também determinou a suspensão das aulas, a partir de segunda-feira (16), em seus 17 campi espalhados pelo Estado. Inicialmente, a suspensão das atividades está prevista até o dia 21 deste mês.

Universidades

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) suspendeu as aulas da graduação e da pós-graduação entre os dias 16 de março e 5 de abril. Conforme comunicado, bancas de qualificação e de defesa de dissertação e de tese serão mantidas com o uso de recursos à distância. Concursos públicos já programados para esse período também serão realizados e os restaurantes universitários (RUs) estarão abertos, preferencialmente, para beneficiários da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE).

A Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) suspendeu as aulas entre os dias 16 e 28 de março. Eventos também estão suspensos por um prazo de 100 dias. Seguem mantidas atividades administrativas, pesquisas, bancas, concursos, processos seletivos e retirada e entrega de livros na biblioteca.

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) suspendeu, a partir desta segunda-feira (16), por 30 dias, podendo ser prorrogável. Ficam mantidas as funções consideradas essenciais, como serviços de saúde, segurança e alimentação e atividades administrativas imprescindíveis.

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) suspendeu as aulas de 16 de março a 6 de abril. A instituição orienta que alunos procurem suas unidades para verificar a maneira de compensar as atividades acadêmicas consideradas essenciais.

A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) suspendeu as aulas por três semanas, a partir desta segunda-feira (16). Seguem mantidas apenas atividades administrativas.

A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) suspendeu as aulas até o dia 22 de março. Seguem mantidas apenas atividades administrativas.

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) suspendeu as aulas até 28 de março. A reitoria recomendou aos setores da universidade que se organizem para realizar as atividades em revezamento de turnos ou trabalho remoto.

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) suspendeu todas as atividades presenciais na universidade por tempo indeterminado. As atividades administrativas seguem.

A Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS) suspendeu as aulas presenciais dos cursos de graduação, mestrado e doutorado até o dia 12 de abril. As atividades acadêmicas seguirão de forma online, a partir de quinta-feira (19). Bancas de qualificação e de defesa de dissertação e tese serão mantidas com uso de recursos digitais. Os cursos de educação continuada, como especialização, MBA e extensão, bem como como atividades práticas e de estágio, vão receber orientações específicas.

A Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) suspendeu as aulas presenciais nos dias 16 e 17 de março. A partir do dia 18, as aulas serão retomadas online, medida que deve durar até o dia 3 de abril.

A Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) suspendeu as aulas em todo o Brasil, incluindo no campus de Porto Alegre. As aulas devem ocorrer à distância e, caso existem condições de segurança, as atividades devem ser retomadas no dia 23 de março.

A Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) suspendeu as aulas e demais atividades acadêmicas até o dia 31 de março. Aulas e atividades a distância permanecem conforme calendário acadêmico.

A Universidade de Santa Cruz (Unisc) suspendeu as aulas até o dia 30 de março, prazo que pode ser reavaliado, conforme a necessidade.

A Universidade do Vale do Taquari (Univates) suspendeu as aulas presenciais nesta segunda-feira (16), até o dia 5 de abril. A partir do dia 17, aulas de graduação, pós-graduação e extensão serão ministradas em plataformas digitais.

A Uniritter suspendeu as atividades extracurriculares como colações de grau, seminários e palestras, previstos para o mês de março.

Edição: Marcelo Ferreira