Rio Grande do Sul

ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

Em plena seca, governo Leite despreza agricultura familiar e compra de atacadistas

O deputado federal Bohn Gass denuncia o caso afirmando que Lei da Merenda Escolar não foi cumprida

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Kits foram comprados de atacadistas, mas lei prevê que ao menos 30% seja adquirido diretamente da agricultura familiar local - Lucas Nogare

Mesmo sabendo das grandes dificuldades que milhares de produtores gaúchos estão enfrentando por causa da seca e que, ainda assim, as entidades cooperativadas se organizaram com esforço para garantir a produção, o governo de Eduardo Leite (PSDB) ignorou a agricultura familiar e comprou de empresas atacadistas os alimentos que estão sendo distribuídos às famílias de estudantes da rede estadual. “Documentos oficiais dão conta de que o governo adquiriu 212.766 kits com alimentos como farinha de milho e trigo, feijão, arroz, leite e outros. Todos esses alimentos são produzidos pela nossa agricultura familiar, mas Eduardo Leite optou pelos atacados. Isso é injustificável”, afirma o deputado federal Elvino Bohn Gass (PT/RS).

O parlamentar já oficiou ao governador e aos titulares das secretarias estaduais de Educação e de Agricultura em busca de explicações. O tema também mobilizou a bancada estadual do PT, que já denunciou ao Ministério Público a desobediência do governo do Estado à Lei Estadual que estabelece que ao menos 30% dos alimentos da merenda escolas sejam adquiridos, diretamente, da agricultura familiar local.

Perguntado diretamente pelos deputados petistas em reunião recente, o governador Eduardo Leite desconversou e deu a entender que não tinha conhecimento do tema, prometendo buscar informações com a Secretaria de Educação. “É preocupante que o Estado adquira 4,5 mil toneladas de alimento, que o governo esteja fazendo propaganda da distribuição dos alimentos e o governador não saiba de onde veio a comida”, comenta Bohn Gass, que quando foi deputado estadual, foi um dos primeiros a propor uma lei que garantisse a agricultura familiar como fornecedora da merenda escolar.

Edição: Marcelo Ferreira