Rio Grande do Sul

BALANÇO

Rio Grande do Sul tem mais de 80 mortes e 1.815 casos confirmados de covid-19

Em todo o Brasil, já são mais de 107 mil pessoas infectadas e 7.321 vítimas fatais

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Gráfico de casos confirmados por região no RS, já registrados em 155 municípios - Reprodução SES

O número de pacientes infectados pelo novo coronavírus no Rio Grande do Sul subiu para 1.815, informou a Secretaria Estadual da Saúde na manhã desta terça-feira (05). Desde o levantamento divulgado na manhã de segunda (04), foram 104 novos casos confirmados no estado. A doença já é registrada em 155 municípios gaúchos.

O número de óbitos em decorrência da covid-19 confirmados pela SES subiu para 79, com novas mortes foram confirmadas em Lajeado (homem, 56 anos), Garibaldi (homem, 87 anos) e Erechim (mulher, 74 anos). Também confirmaram mais um óbito em cada município as prefeituras de Porto Alegre e Passo Fundo, ainda não registrados no levantamento estadual. As duas cidades são mais atingidas no estado, ambas 17 vítimas da doença.

A taxa de letalidade no Rio Grande do Sul é de 4,4%, abaixo da média nacional, que é de 6,8%. Do total dos 1.815 pacientes com a doença confirmada desde que iniciou a pandemia, conforme a SES, 1.019 já são considerados recuperados e 717 ainda seguem em recuperação.

Situação no Brasil

O Brasil chegou 107.780 casos confirmados de covid-19, de acordo com levantamento do Ministério da Saúde divulgado na noite desta segunda-feira (04). Nas últimas 24 horas, foram 6.633 novos infectados. Com mais 296 novas mortes confirmadas nas últimas 24 horas, já são 7.321 vítimas em todo o país.

O que é coronavírus?

É uma extensa família de vírus que podem causar doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos, os vários tipos de vírus podem causar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a síndrome respiratório do Oriente Médio (MERS) a crises mais graves, como a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19. 

Como ajudar a quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Como tirar dúvidas?

A Secretaria Estadual da Saúde recomenda à população e aos profissionais de saúde do RS que entrem em contato com a vigilância epidemiológica de seu município para esclarecimento de dúvidas. Nos horários que as repartições municipais não estiverem atendendo ao público, está disponível o telefone 150 - Disque Vigilância da SES. Questionamentos podem ser encaminhados também para o email [email protected].

Edição: Marcelo Ferreira