Rio Grande do Sul

BALANÇO

Com 90 óbitos e 2.129 casos confirmados por covid-19, doença segue crescendo no RS

Somente nos primeiros cinco dias de maio, foram 30 mortes em decorrência da doença no estado

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Em todo o Brasil, já são 125.218 mil infectados e 8.536 mortos - AFP

Com 50 casos de covid-19 confirmados pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) nas últimas 24 horas, o Rio Grande do Sul soma 2.129 pacientes notificados com a doença, espalhados por 168 municípios. O boletim atualizado na manhã desta quinta-feira (07) aponta 90 óbitos em decorrência da doença no estado. A taxa de mortalidade é de 4,2%, abaixo da média nacional, que está em 6,9%.

Porto Alegre é o município mais afetado pela pandemia com 480 casos de covid-19 e 17 mortes. Na sequência está Passo Fundo, com o mesmo número de óbitos e com 226 confirmados. Conforme monitoramento dos leitos de UTI no estado, que considera a rede pública e a privada, com 1.210 leitos adultos ocupados dos 1.720 disponíveis, a taxa de ocupação é de 70,3%.

Ao observar os leitos por região covid-19, 5 das 20 regiões possuem alta taxa de lotação das UTIs. São elas as regiões de Ijuí (84,6% dos leitos ocupados), Passo Fundo (83,5%), Santa Cruz do Sul (81,5%), Novo Hamburgo (85,2%), e Capão da Canoa (82,9%).

Dispónível em https://covid.saude.rs.gov.br/ / Reprodução SES

Curva ascendente

A situação no estado é mais confortável que a de outros estados brasileiros, mas os números seguem uma curva de crescimento, apresentando um salto de confirmações e óbitos na última semana. A primeira morte por covid-19 confirmada no estado foi em 24 de março. No decorrer de um mês, foram 33 óbitos. De 24 de abril até 5 de maio, já são 57, sendo 30 nos primeiros seis dias de maio.

Conforme levantamento da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), a trajetória de casos confirmados a partir do 100º caso no RS se aproxima dos números vistos em países com o Singapura e Japão, embora seja necessário considerar, entre outros fatores, a capacidade de testagem de cada localidade. No gráfico, pode-se ver também a situação do Brasil como um todo, que apresenta uma curva acentuada, aproximando-se da situação dos países europeus mais afetados.

Disponível em https://planejamento.rs.gov.br/comite-de-dados / Reprodução Seplag

Brasil bate outro recorde

O Brasil registrou novos recordes diários em relação ao novo coronavírus nesta quarta-feira (6). Nas últimas 24 horas, foram confirmadas 615 mortes e 10.503 novos casos da doença, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde.

Ao todo, o país registra agora 125.218 mil infectados e 8.536 mortos. O governo destaca ainda que os óbitos registrados nos balanços diários não se deram, necessariamente, de um dia para o outro.

Mais de 80% dos leitos de UTI estão ocupados nos cinco estados com mais casos da covid-19 no país. Sistemas de Saúde do Ceará, Pernambuco e Amazonas estão à beira do colapso e a situação em SP e RJ também preocupa.

O que é coronavírus?

É uma extensa família de vírus que podem causar doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos, os vários tipos de vírus podem causar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a síndrome respiratório do Oriente Médio (MERS) a crises mais graves, como a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19. 

Como ajudar a quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Como tirar dúvidas?

A Secretaria Estadual da Saúde recomenda à população e aos profissionais de saúde do RS que entrem em contato com a vigilância epidemiológica de seu município para esclarecimento de dúvidas. Nos horários que as repartições municipais não estiverem atendendo ao público, está disponível o telefone 150 - Disque Vigilância da SES. Questionamentos podem ser encaminhados também para o email [email protected].

 

Edição: Marcelo Ferreira