Paraná

MOVIMENTO POPULAR

Comunidade Dona Cida: organização antes e depois

O brutal episódio do dia 8 de dezembro de 2018, quando casas foram incendiadas na área, segue marcado na memória

Curitiba (PR) |
Comunidade 29 de março, em Curitiba (PR) - Giorgia Prates

Lideranças se formam neste momento de resistência às crises econômicas, políticas e sanitária atuais. No complexo de quatro ocupações, ocorridas entre 2012 e 2016, em permanente ameaça de despejo forçado, Juliana* é uma das lideranças da comunidade Dona Cida. Ela é atenta à necessidade de apoio às famílias, em tempo de políticas sociais limitadas e várias demandas da comunidade. Para ter uma ideia, o Instituto Democracia Popular informa que “30% das pessoas dessas ocupações que solicitaram o auxílio de R$ 600 aprovado pelo Congresso, foram recusadas por problemas burocráticos”.

As distribuições a partir de doações solidárias, organizadas por entidades, são feitas na tenda principal da área e abrangem moradores das cinco áreas. Até antes da pandemia, a organização popular vinha acontecendo via Movimento Popular por Moradia (MPM) e grupos de lideranças organizados em cada comunidade.  A comunidade Dona Cida possui registro como associação. Para Juliana, ainda é cedo para dizer se a jovem associação contribui
para a organização local: “As pessoas têm confiança nas lideranças, já têm o conhecimento, é essencial, estou esperando passar a pandemia para iniciar projetos”, afirma.

Violência policial é uma marca constante

Segue marcado na memória o brutal episódio do dia 8 de dezembro de 2018, quando casas foram incendiadas na área 29 de Março, o que foi denunciado como retaliação policial. Nesses dias, um jovem foi agredido pela polícia. “Estávamos trocando a fiação de luz e disseram que era roubo. Brigamos e denunciamos e agora está mais tranquilo”, afirma um dos moradores da região.

*Mantemos nossa política editorial de preservar o nome de lideranças

SOLIDARIEDADE

A campanha “Resistindo com Solidariedade” é uma iniciativa de arrecadação financeira e de alimentos do Instituto Democracia Popular, da Casa da Resistência, do Sindicato dos Bancários de Curitiba, entre várias entidades. Outras iniciativas de solidariedade são as campanhas Periferia Viva e campanha 1 milhão de 1 real.

SERVIÇO

Caixa Econômica | Ag 0891 | Op 003 | Conta corrente 431-6 I CNPJ 20.999.012/0001-89
Instituto Democracia Popular
 

Edição: Gabriel Carriconde