Rio Grande do Sul

CURSO ONLINE

Escritor Alcy Cheuiche lança Oficina de Criação Literária no âmbito virtual

As aulas semanais podem ser agendadas conforme a disponibilidade do aluno escritor

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Alcy Cheuiche é autor de romances, poesias, crônicas e teatro e foi patrono da 52ª Feira do Livro de Porto Alegre, de 2006 - Luis Ventura

O escritor Alcy Cheuiche ministra oficinas de criação literária desde 2002 e, neste momento, por conta da pandemia, está incursionando por um novo formato, em âmbito virtual. A Oficina de Criação Literária - Técnicas Essenciais na Arte de escrever Contos (Módulo I) tem duração de três meses, em doze aulas individuais, sendo uma por semana.

Cheuiche, patrono da 52ª Feira do Livro de Porto Alegre, de 2006, explica que a atividade tem por objetivo desenvolver a construção da narrativa com vista no equilíbrio dos três elementos fundamentais (personagens, ambiente e ação), valorizando o processo criativo individual do aluno escritor.

"Um conceito que trabalhamos com ênfase nas aulas de criação literária é a hiperestesia, ou seja, o uso dos cinco sentidos na narrativa ficcional. O leitor, frente a frente com a narrativa, dispõe apenas das palavras para formar em sua mente as imagens do ambiente, dos personagens, da ação. Desta forma torna-se indispensável que sejam escritas palavras que lhe transmitam cores, sons, odores, sabores, sensações táteis", observa.

Outras técnicas abordadas durante as aulas são foco narrativo, uso correto do tempo verbal, discurso direto e indireto, entre outras. A proposta da oficina é dialogar com um público abrangente, interessado em despertar e ordenar o seu processo criativo. As aulas podem ser agendadas conforme a disponibilidade do aluno. A participação no segundo módulo é opcional. Maiores informações pelo e-mail [email protected] e pelo celular/whatsapp (51) 99703-8175 com Ana Helena Rilho.

Alcy Cheuiche é autor de romances, poesias, crônicas e teatro. Tem mais de trinta obras publicadas, algumas delas traduzidas para o espanhol, alemão, inglês e francês. Dedica-se principalmente ao romance, em especial ao histórico, tendo retratado personagens da maior relevância, como Santos Dumont, João Cândido - O Almirante Negro, Tamandaré, Sepé Tiaraju, Octávio Correia, o herói civil do 18 do Forte de Copacabana.

Edição: Marcelo Ferreira