Rio Grande do Sul

Sarau

Um Sarau Voador e Virtual para homenagear Eduardo Galeano 

Deborah Finocchiaro e Roger Lerina recebem Felipe Nepomuceno para falar sobre Gaelano no dia que ele completaria 80 anos

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Em 2008, Galeano participou da 54ª Feira do Livro de Porto Alegre, onde fez leituras do livro Espelhos - Gabriela Di Bella /ARQUIVO/JC

No dia em que faria 80 anos, a vida e a obra do jornalista e escritor uruguaio Eduardo Galeano serão tema do Sarau Voador Virtual. Deborah Finocchiaro e Roger Lerina recebem nesta quinta (3), a partir das 20h, o escritor e cineasta Felipe Nepomuceno com transmissão no canal do YouTube do Sarau.

Filho do jornalista e escritor Eric Nepomuceno, amigo e tradutor do escritor uruguaio, Felipe estreou, em 2018, o longa "Eduardo Galeano Vagamundo" no 28º Cine Ceará. No debate de hoje, o artista visual Alexandre Carvalho fará uma pintura ao vivo durante o Sarau Voador Virtual.

Esta edição do Sarau Voador, em versão virtual, é um dos projetos contemplados no Edital FAC Digital RS, iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio de seu Fundo de Apoio à Cultura (FAC RS).

Eduardo Galeano (1940-2015) nasceu em Montevidéu, no Uruguai. Viveu exilado na Argentina e na Catalunha, na Espanha, desde 1973. No início de 1985, com o fim da ditadura, voltou a Montevidéu. Galeano comete, sem remorsos, a violação de fronteiras que separam os gêneros literários. Ao longo de uma obra na qual confluem narração e ensaio, poesia e crônica, seus livros recolhem as vozes da alma e da rua e oferecem uma síntese da realidade e sua memória. 

Sobre Felipe Nepomuceno

Nascido na cidade de São Paulo em 1975, Nepomuceno estudou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, na New York School of Visual Arts e no Festival de Inverno da UFMG. Escreveu nas revistas CEP 20.000, Cult, Inimigo Rumor, Modo de Usar & Co e Trip, no projeto As Escolhas Afectivas e na coluna Risco do Caderno Prosa & Verso (O Globo). Publicou “O Marciano” (1997), “Calamares” (1999), “Fotonovelas” (2001), “O Aquário” (2002), “Blume” e “O Velho em Chamas” (2014), além da coletânea “Mapoteca” (2009). Participou das antologias “Esses poetas – Uma Antologia dos Anos 90” (1999), organizada por Heloisa Buarque de Hollanda e “A Poesia Andando – 13 Poetas no Brasil”, organizada por Marília Garcia (2008).

Dirigiu mais de 30 curtas-metragens, exibidos e premiados em diversos festivais de cinema no Brasil e exterior. Para a TV, dirigiu séries como “Pet.Doc”(GNT) e “Globo Ciência”. Foi diretor dos DVDs musicais “João Donato e Bud Shank – Ao Vivo no Rio de Janeiro” (2006), “Leo Gandelman – Sabe Você” (2008) e “Ney Matogrosso – Beijo Bandido Ao Vivo” (2010) (em parceria com Renato Martins), “Marcos Nimrichter – Querência” (2012), “Orlando Morais e Riviere Noire – Na Beira do Lago Norte” (2013), “Ney Matogrosso – Atento aos Sinais Vivo”(2014) e as séries musicais “Estúdio 66” e “Contradança” (Canal Brasil). Codirigiu o curta “A Incrível Volta ao Mundo do Tricolor Suburbano” com Pedro von Krüger, premiado com melhor direção no Recine.

Em 2014 apresentou no Festival do Rio o curta-metragem “Caetana”, exibido também no Festival de Havana e no É Tudo Verdade. Estreou em 2018 o longa “Eduardo Galeano Vagamundo” no 28º Cine Ceará. Atualmente, dirige as séries “Sangue Latino”, “A Arte do Encontro” e “Janelas Abertas” (Canal Brasil) – junto com Pablo Giorgelli – e finaliza “Isso Não é Aqui”, seu primeiro longa de ficção.

 

Edição: Marcelo Ferreira