Rio Grande do Sul

COVID-19 NO RS

Municípios do Vale do Rio do Sinos não terão aulas presenciais até o fim do ano

Prefeituras decidem o não retorno à sala de aula e reclamam da instabilidade na mudança de bandeiras

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Prefeita de Dois Irmãos e Presidenta da Amvars, Tânia Terezinha da Silva, em reunião online. - Facebook da Amvars

Os prefeitos que integram a Associação dos Municípios do Vale do Rio do Sinos (Amvars) decidiram suspender até o final do ano a retomada das aulas presenciais na rede pública municipal. As turmas do 9º ano do ensino fundamental deverão ter calendário específico a ser definido.

A prefeita de Dois Irmãos, Tânia Terezinha da Silva, demonstrou bastante descontentamento com o atual modelo de definição de de bandeiras de distanciamento controlado implementado pelo governador Eduardo Leite. Ela afirma que a constante troca de bandeiras gera instabilidade e inviabiliza a organização da educação pública e privada. Frisa também que será feito o requisito de audiência com o governador para tratar do tema. Recorda ainda que a região representa um dos maiores PIB's do estado, merecendo maior consideração.

O Vale do Rio dos Sinos representa a região 7 (R7) no modelo de Distanciamento Controlado do governo do RS. Depois de 10 semanas em bandeira vermelha, a R7 migrou para a bandeira laranja no final de agosto. Desde então já mudou diversas vezes de bandeira.

Devido à atribuição de bandeira laranja ao estado como um todo, a Amvars fez a sugestão de melhorar a distribuição das baixas hospitalares, através da Central de Regulação de Leitos do Estado, para que nenhuma região fique sobrecarregada, agora que o risco está tendendo a diminuir.

 

Edição: Marcelo Ferreira