Rio Grande do Sul

Opinião

Artigo | A importância do Campo Público

Texto debate a importância do campo acadêmico de estudo das políticas públicas e do Estado

Brasil de Fato | Porto Alegre |
"Para que haja a construção de um Estado justo e competente, precisamos valorizar mais o Campo de Pública e seus agentes" - MCTI

Neste artigo irei apresentar questões do "Campo de Públicas", uma expressão que é utilizada para agrupar atores universitários (professores, gestores acadêmicos e estudantes) do campo multidisciplinar de investigação e atuação profissional voltado ao Estado, ao governo, à administração pública e políticas públicas, à gestão pública, à gestão social e à gestão de políticas públicas. Seguirei pontuando a importância do servidor público, prestando minha singela homenagem a este dia especial. Focando na importância da valorização do campo público, seja estudante, trabalhador ou instituição.

O Campo de Públicas é uma rede composta por aproximadamente mais 10 mil alunos que analisa e estuda temas, problemas e questões de interesse público/social, como o bem-estar coletivo, políticas públicas inclusivas, e a busca do desenvolvimento socioeconômico sustentável. Além disso, apresenta um elevado potencial para contribuir no diálogo entre academia, governo e sociedade.

Entretanto, mesmo possuindo tanto para acrescentar, ainda há muito por fazer no sentido de integrar este perfil de profissional na gestão pública. Isso porque os concursos públicos ainda mostram muitas limitações para selecionar profissionais que possuem as competências, habilidades e conhecimentos adequados aos desafios sociais. São poucas as portas que se abrem, são poucas as ofertas de seleções de estágios, poucas aberturas para processos participativos nas tomadas de decisões, planejamento e execução de políticas públicas.

Para que haja a construção de um Estado justo e competente, precisamos valorizar mais o Campo de Pública e seus agentes. Pois estes atuam nas várias áreas da gestão pública: nas políticas públicas, na administração pública e na gestão social, sendo responsáveis pelos diversos serviços colocados à disposição do cidadão. Essa prestação do serviço público é das mais importantes atividades de uma nação. Todos deveriam reconhecer a importância do trabalho desempenhado por essas categorias, de forma a deliberar a oferta de estágios, de vagas em concursos públicos, de salários condizentes com as responsabilidades, condições adequadas de trabalho, etc.

O papel do servidor público vai muito além do que imaginamos. Seu propósito (seja qual for a função desempenhada) é servir ao interesse coletivo. Não há país, estado ou município que funcione sem eles. É irrealizável a construção de uma democracia que atenda as necessidades da nação, sem os agentes transformadores do Estado. Nossos servidores públicos são nossos tesouros, pois ao contrário dos que desempenham cargos políticos, não são passageiros, visto que eles permanecem por anos, como a parte mais concreta e sólida de nossa nação. Desta forma, é o melhor investimento que a sociedade pode fazer, uma vez que garante uma gestão pública eficiente e efetiva.

Na busca por mais qualidade de vida, os servidores públicos são indispensáveis. Por tanto, é de suma importância exaltar e respeitar, quem atua no papel de prestador de serviço à sociedade. Meus mais sinceros parabéns a todos aqueles que atuam neste campo. Por isso, além de prestar homenagens neste dia especial, peço que no dia 15 de novembro, votemos em quem defende a qualificação da gestão e dos serviços públicos.

Fontes:

- Pires, Valdemir Aparecido. "Campo de públicas no Brasil: definição, movimento constitutivo e desafios atuais". Disponível em: repositorio.unesp.br/handle/11449/124602

- Rodrigues, Lucas Oliveira. "Dia 28, do Servidor Público". Disponível em: Mundo Educação

* Camilla Porto é estudante de Políticas Públicas na UFRGS, atual coordenadora do Centro Acadêmico Capp (Gestão Participe)


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS
Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa. 

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira