Rio Grande do Sul

PANDEMIA AVANÇA

Governo gaúcho orienta hospitais a manter capacidade máxima no atendimento à covid-19

Documento faz um alerta para a demanda de atendimento de pacientes nas próximas semanas

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Números da pandemia estão aumentando no Rio Grande do Sul e já preocupam capacidade de atendimento - HCPA/ Divulgação

Em meio ao agravamento da pandemia no Rio Grande do Sul, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS) publicaram, nesta sexta-feira (27), um alerta à rede hospitalar gaúcha relativo ao aumento da demanda de atendimento de pacientes com covid-19 nas próximas semanas. O texto orienta a reativação de estruturas e equipes de profissionais da saúde assim como estavam estruturadas no primeiro pico da pandemia.

De acordo com o governo estadual, o documento tem o intuito de evitar sobrecarga do serviço público de saúde, solicitando que os hospitais adotem medidas de interesse público. O objetivo é garantir atendimento de pacientes em situações graves e de urgência, seja por covid-19 ou não, especialmente nas áreas de oncologia e cirúrgicas em geral.

“Para os pacientes com covid-19 recomenda-se uma área isolada, como vem sendo realizado, mas caso não exista a possibilidade de isolamento, deve-se igualmente internar o paciente, isolando-o como possível”, explica o diretor do Departamento de Regulação Estadual, Eduardo Elsade.

A nota recomenda que seja avaliada a suspensão, se necessária, das cirurgias eletivas que não comprometam a saúde do paciente e também recomenda que não ocorra redução da força de trabalho no período de final de ano e verão. As instituições hospitalares devem continuar atualizando diariamente a ocupação de pacientes e disponibilidade de leitos no sistema de informações da SES.

Leia aqui a nota informativa na íntegra.

* Com informações da Secretaria Estadual de Saúde


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS
Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira