Rio Grande do Sul

COVID-19

Estado está pronto para começar imunização, só falta chegarem as vacinas

Conforme a secretária Arita Bergmann, a data de início depende somente do governo federal disponibilizar as vacinas

Brasil de Fato | Porto Alegre |
RS espera vacinas para começar campanha de imunização - Divulgação/Governo de SP

A secretária estadual da Saúde do Rio Grande do Sul, Arita Bergmann, anunciou na manhã desta quinta-feira (14) em entrevista a RBS, que a logística necessária  para a vacinação no estado está pronta. Na quarta-feira (13) uma equipe da Secretaria passou o dia elaborando o plano que foi anunciado hoje pela manhã. Conforme a secretária, a data de inicio depende somente do governo federal disponibilizar as vacinas.

Nesta primeira etapa  um milhão de pessoas serão imunizadas no Rio Grande do Sul, começando pelos grupos prioritários definidos: profissionais que atuam na linha de frente e têm contato direto com o vírus, como pessoas que trabalham em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), centros de triagem e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); idosos em lares de longa permanência; idosos fora desses lares escalonados por faixa etária (mais de 80 anos; de 75 a 79 anos; de 70 a 74 anos); e indígenas e quilombolas.

A vacinação terá a logica de outras campanhas como a da influenza. "Assim que a vacina chegar ao Rio Grande do Sul, já temos estrutura e planejamento para iniciar a vacinação", garantiu  Arita Bergmann. O governo também vai se encarregar de distribuir as doses aos municípios em quantidades proporcionais a população a ser vacinada. A entrega será escalonada conforme o recebimento das vacinas que serão disponibilizadas pelo Ministério da Saúde.

Conforme nota publicada no Jornal do Comércio, Arita destacou que o estado dispõe da estrutura de 96 câmaras refrigeradas. A rede de logística de vacinação do Rio Grande do Sul é formada por 18 Centrais Regionais de Frio (uma em cada Coordenadoria Regional de Saúde - CRS), uma Central Estadual de Distribuição e Armazenamento de Imunobiológicos (Ceadi), dois Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (Cries) – um estadual e um do município de Porto Alegre. Também há cerca de 1,8 mil salas de vacinas em todo o Estado.

Somente na Ceadi, é possível armazenar até 3 milhões de doses de vacina, de imediato. Para a distribuição pelo estado, a central possui um caminhão baú refrigerado, com capacidade de transportar até 600 mil doses por vez. Mais um caminhão baú chegará em fevereiro.

Além disso, cada município poderá definir as melhores formas de viabilizar a vacinação, como indicar locais e horários para evitar aglomerações.


SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko