Rio Grande do Sul

Fora Bolsonaro

Plenária online de organizações do RS reforça luta pelo Fora Bolsonaro

Realizada nesta quinta (21), contará com a presença de movimentos sociais e populares e centrais sindicais

Plenária virtual organiza os movimentos socias e populares e centrais sindicais na luta pela vacinação para todos e pelo "Fora Bolsonaro" - Reprodução

As centrais sindicais e os movimentos sociais do Rio Grande do Sul realizam nesta quinta-feira (21), às 18h, uma plenária virtual, através da plataforma Zoom, para organizar ações unificadas da campanha pela vacina já para todos e todas e também pelo Fora Bolsonaro.

“Estamos vivendo um momento decisivo no enfrentamento da pandemia no estado e no país. Já temos vacinas aprovadas, mas as doses oferecidas até agora são escassas, ao mesmo tempo em que o RS atingiu mais de 10 mil vidas perdidas e mais de 500 mil infectados. O RS e o Brasil não podem ficar no fim da fila da vacinação”, afirma o presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci.

Vacina já para todos e todas

Ele lembra que na alteração do tarifaço na Assembleia Legislativa foi aprovada uma emenda da bancada do PT que prevê o uso desses recursos para a compra de vacinas pelo governo estadual, caso não sejam adquiridas pelo governo federal. “Queremos vacina já para todos e todas.”

Para Amarildo, “o governador Eduardo Leite (PSDB) deveria seguir o exemplo dos governadores do Nordeste, que cansaram de esperar e anunciaram a compra de 50 milhões de doses da vacina russa Sputnik V, que já vem sendo aplicada com bons resultados na Argentina”.

“Também precisamos da manutenção do auxílio emergencial, que garantiu renda para mais de 65 milhões de brasileiros no ano passado, mas não foi prorrogado pelo governo. Sem emprego e sem comida na mesa, a fome e a miséria vão provocar um caos social que pode trazer violência”, alerta o dirigente sindical.

Fora Bolsonaro

“Na plenária, vamos definir também ações concretas para fortalecer a campanha pelo afastamento de Bolsonaro, cuja política negacionista e genocida é responsável por mais de 210 mil mortes e mais de 8,6 milhões de infectados no Brasil”, destaca.

Há mais de 60 pedidos de impeachment protocolados na Câmara dos Deputados, apontando uma série de crimes de responsabilidade, como atentados à democracia e às instituições, a apologia à tortura e à ditadura e o descaso com a saúde pública e contra a vida das pessoas, dentre outros. “A falta de oxigênio para atender contaminados pela covid-19 no Amazonas e no Pará é um dos sinais visíveis da incapacidade de Bolsonaro continuar presidindo o Brasil”, salienta Amarildo.

No próximo sábado (23) haverá carreatas em todo o país para aumentar o grito de Fora Bolsonaro. Em Porto Alegre, a concentração será as 16h, no Largo Zumbi dos Palmares. “Temos que tomar as redes e as ruas, com respeito às recomendações sanitárias da Organização Mundial da Saúde (OMS), para aumentar a pressão sobre o Congresso Nacional para a abertura do processo de impeachment”, ressalta o presidente da CUT-RS.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko