Rio Grande do Sul

Legislativo Estadual

Protocolada criação de Comissão sobre as causas da crise financeira do RS

Bancada do PT na Assembleia Legislativa gaúcha pediu a instituição da comissão para analisar as finanças estaduais

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Deputado do PT protocolou pedido para criação de Comissão que irá analisar a situação financeira do Estado - Foto: Agência de Notícias ALRS

O líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa, deputado Luiz Fernando Mainardi, protocolou, na manhã desta segunda-feira (1ª), o pedido para a criação de Comissão Especial destinada a debater as causas da crise financeira do Estado e a Reforma Tributária necessária.

A proposta aponta, em sua justificativa, que o estado do Rio Grande do Sul vive um crônico desequilíbrio em suas finanças estaduais que se prolonga há mais de 40 anos com poucos e conjunturais resultados positivos. Segue afirmando que em diversas ocasiões e por diversos meios se debateu diagnósticos sobre a despesa pública, encaminhando-se propostas e políticas que, muitas vezes, resultaram em redução da oferta de serviços públicos e mesmo em sua precarização.

“Demos as condições para o governo manter estabilidade na arrecadação, com a proposta de redução gradativa das alíquotas. Ainda garantimos recursos para a possível aquisição das vacinas. Agora, é o momento de planejar o cenário para superar a crise econômica e social causada pela pandemia. E isso só será possível através de uma minuciosa análise das finanças públicas para compreender quais as reformas que iremos defender em âmbito nacional e propor em âmbito estadual” afirmou Mainardi.

A proposta deve ir a plenário para votação.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko