Rio Grande do Sul

Feminismo

Marcia Tiburi fala sobre “Mulheres, violência e poder” na Câmara de São Leopoldo

Nesta quarta, às 19h, a filósofa inaugura em painel online a série Grandes Debates, iniciativa da presidenta da Casa

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Estreiando uma série de eventos online, a Câmara Municipal de São Leopoldo convida a professora e filósofa Marcia Tiburi, para falar sobre “Mulheres, violência e poder” - Reprodução

Na próxima quarta-feira (10), às 19h, a escritora e professora de Filosofia na Universidade Paris 8, Marcia Tiburi, apresenta o painel online “Mulheres, violência e poder”, realizado pela Câmara Municipal de Vereadores de São Leopoldo.

A transmissão acontece pelo canal da Câmara no YouTube e pela página da vereadora Ana Affonso no Facebook.

A atividade inaugura a proposta de Grandes Debates, uma iniciativa da presidenta da Casa Legislativa, vereadora Ana Affonso (PT), com o objetivo de realizar eventos uma vez por mês ao longo deste ano, para mobilizar a sociedade em torno de assuntos atuais e de relevância, ampliar o diálogo entre Câmara e comunidade, e fortalecer os exercícios de cidadania e democracia.

“Evidente que escolhemos a temática deste debate em referência ao mês de março, historicamente, conhecido por demarcar a luta das mulheres. É muito simbólico recebermos uma personalidade como Marcia Tiburi para dialogar, uma intelectual que discute nossas pautas, uma mulher que está exilada, justamente, em virtude das violências que enfrenta, envolvendo o poder, a política, o machismo, a misoginia, o fascismo... Realidades que nós mulheres lutamos para mudar”, ressaltou Ana Affonso.

O evento é voltado para a comunidade em geral, público interessado nas obras de Marcia Tiburi e nos temas que vão ser discutidos, parlamentares, representantes do poder público e da sociedade civil, lideranças comunitárias, de associações, cooperativas, entidades, estudantes, professores, universidades, grupos de pesquisa, entre outros.

Sobre a convidada

Marcia Tiburi é feminista, escritora, filósofa, artista visual, professora universitária do curso de Filosofia na Université Paris 8, romancista e política. 

Natural de Vacaria, no Rio Grande do Sul. Possui graduação em Filosofia, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), e em Artes Plásticas, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem mestrado em Filosofia pela PUCRS e doutorado em Filosofia pela UFRGS. Entre os principais temas que aborda em suas obras estão ética, estética, filosofia do conhecimento e feminismo. Comprometida com a luta pelos princípios democráticos, age em distintas frentes, como na escrita acadêmica, ficcional, no campo midiático e na política partidária.

Publicou diversos livros, como “Feminismo em comum: para todas, todes e todos”, “Ridículo Político: uma investigação sobre o risível, a manipulação da imagem e o esteticamente correto”, “Uma fuga perfeita é sem volta”, “Como Conversar com Um Fascista - Reflexões sobre o cotidiano autoritário brasileiro”, “Filosofia: machismos e feminismos”, “Era meu esse rosto”, “Olho de vidro - A televisão e o estado de exceção da imagem”, entre outros títulos.

Nas eleições de 2018, foi candidata ao governo do Rio de Janeiro pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Em virtude de ataques e ameaças que sofreu a partir do período de campanha, acabou deixando o Brasil e se exilando no exterior.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko