Rio Grande do Sul

Direitos do Trabalho

Motoristas de aplicativos repudiam decisão da Cabify de deixar de operar no Brasil

Plataforma de transporte por aplicativos que atua em oito grandes cidades no Brasil toma a decisão de surpresa

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Motoristas de aplicatos tiveram desagradável surpresa com o anúncio da saída da empresa Cabify do Brasil - Reprodução

O Sindicato dos Motoristas em Transportes Privados por Aplicativos do Estado do Rio Grande do Sul (Simtrapli-RS) divulgou uma nota pública de repúdio devido à decisão da empresa Cabify de deixar de operar no Brasil a partir de 14 de junho. A decisão da empresa deixou os motoristas surpresos e preocupados.

A Cabify pertence à espanhola Maxi Mobility, e atua em 11 países. No Brasil adquiriu a plataforma Easy Taxi, em 2016, e está hoje presente em Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Campinas e Santos.

Trabalhadores ficaram prejudicados

A Cabify costumava ser mais exigente do que as outras empresas de transporte por aplicativo, exigindo carros novos dos motoristas. O Simtrapli-RS lembra que, para atender à demanda da empresa, milhares de motoristas foram levados a investir nos veículos e na sua qualificação, de forma que foram surpreendidos quando, de surpresa, a empresa anunciou sua saída do Brasil.

"São imensos os prejuízos que a saída abrupta da Cabify causa ao nosso país e, principalmente, aos que com ela trabalham”, afirma a nota do Sindicato.

O Simtrapli-RS afirma que vai encaminhar uma denúncia ao Ministério Público do Trabalho, pedindo que sejam tomadas providências para que a empresa não saia do país sem antes arcar com os compromissos firmados e pagar dívidas existentes com os trabalhadores.

Além disso, a assessoria jurídica do Sindicato afirma que estará à disposição de todos os motoristas que queiram buscar no Judiciário os seus direitos, bem como as indenizações que forem devidas.

Justificativa foi a crise econômica do país

A Cabify atribui a sua saída do país à crise econômica agravada pela pandemia do novo coronavírus.

"O mercado brasileiro ainda é muito afetado pela grave situação sanitária do país e pela crise sócio-econômica local causada pela covid. Este contexto dificulta a criação de valor e tem levado a empresa a parar sua operação no Brasil", declarou a Cabify em nota.

A multinacional também comparou o nível de recuperação da operação brasileira com o de outros países em que atua. O aplicativo vai manter suas operações em outros 10 países da América Latina.

"Todas as cidades da América Latina e da Espanha onde Cabify está presente mostram bons índices de recuperação em comparação com o nível de atividade anterior à pandemia", diz a nota da empresa.

* Com informações da CUT-RS


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Edição: Marcelo Ferreira