Rio Grande do Sul

Direitos do Trabalho

Justiça do Trabalho determina suspensão das demissões dos trabalhadores da Ceitec

Decisão também impede novas demissões até a realização de audiências de mediação junto ao TRT-4

Brasil de Fato | Porto Alegre |
A Ceitec, criada em 2008 e sediada em Porto Alegre, é a única empresa no Brasil que atua na produção de circuitos integrados - Divulgação

A Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul determinou que a direção do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec) reverta as demissões já realizadas dos seus trabalhadores. A estatal que fabrica chips está em processo de liquidação pelo governo Bolsonaro. A decisão, desta terça-feira (18), é assinada pelo juiz da 20ª Vara do Trabalho de Porto Alegre, Marcelo Bergmann Hentschke.

Pela decisão, a empresa deve suspender a eficácia das demissões e se abster de fazer novas dispensas até a realização de audiências de mediação junto à vice-presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4), sob pena de multa de R$ 4 mil por trabalhador atingido, a favor do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

“Ainda que criada por lei e somente podendo ser liquidada por lei, como o foi e está sendo a empresa ré, na sua atuação cotidiana e na sua liquidação não podem ser descumpridas, também, as demais disposições legais aplicáveis às empresas privadas”, afirma a decisão do magistrado. “O despedimento de seus empregados deverá ser feito após efetiva tentativa de negociação coletiva, o que, pelos fatos já narrados, não restou demonstrado”, complementa.

A decisão atende parcialmente a Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS), que questionou a decisão da empresa de iniciar um processo de demissões sem negociação prévia com o sindicato representante dos trabalhadores.

Para o MPT-RS, “a liquidação da Ceitec deverá ser concluída apenas em fevereiro de 2022, com o que não há qualquer prejuízo o estabelecimento de prévia negociação com o sindicato da categoria profissional para o despedimento de seus empregados”.

A empresa chegou a demitir 34 funcionários dos seus quadros por iniciativa do liquidante. A Ceitec foi extinta pelo Ministério da Economia, apesar da resistência e luta dos funcionários com o apoio do Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre, da Federação dos Metalúrgicos do RS e da CUT-RS, além de vereadores, deputados e senadores.

Para o presidente do Sindicato, João Batista Massena, “a decisão judicial deu um fôlego na resistência contra a destruição da Ceitec e em defesa dos empregos e direitos dos trabalhadores. Afinal, como se diz aqui no Rio Grande, não está morto quem peleia”.

A Ceitec é a única empresa da América Latina capaz de produzir chip no silício, do começo ao fim, fabricando diferentes tipos de chips, etiquetas eletrônicas e sensores. Milhares de chips, todos feitos com tecnologia 100% nacional, já foram vendidos pela estatal.

Clique aqui para ver a íntegra da decisão

* Com informações da CUT-RS


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira