Rio Grande do Sul

Exibição Virtual

Documentário destaca trajetória de Orquestra Feminina de Bateria e Percussão

“Nós Batucas” conta a história da orquestra, apresentando imagens, fotos de acervo e depoimentos de integrantes

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Dirigido por Lisi Kieling e com roteiro de Juliana Balhego, o documentário tem imagens de Alexandre Birck e de acervo do grupo - Foto: Simone Carvalho

As mulheres que formam o conjunto “As Batucas – Orquestra Feminina de Bateria e Percussão” apresentam o documentário “Nós Batucas”. O projeto, que foi aprovado pela Lei Aldir Blanc, aborda a história desse coletivo. O documentário pode ser conferido gratuitamente pelo Youtube.

Dirigido por Lisi Kieling, com roteiro de Juliana Balhego, "Nós Batucas" conta um pouco da trajetória do grupo. Entre depoimentos das criadoras e idealizadoras dessa orquestra feminina e suas integrantes, o espectador poderá partilhar um pedaço de suas vidas. O filme traz imagens de Alexandre Birck, registradas em um show no Vila Flores, e também entrevistas, imagens do acervo das Batucas, de aulas e de apresentações.

Estão presentes no documentário as impressões das integrantes sobre variados assuntos, a trajetória das criadoras até assumirem definitivamente a regência da Orquestra, a ‘orquestra de sucatas’, os percalços da produção, o grupo vocal que ganhou força nos últimos anos, as aulas online, os ciclos como o "Batuca nas Ideias" em suas diversas edições e as festas. Além de mostrar a Rede Batucas Solidárias, criada durante a pandemia, no ano de 2020, e que ainda hoje segue trabalhando e ampliando sua rede de apoio para assistir às comunidades mais vulneráveis da cidade.

Sobre "As Batucas"

Em apenas seis anos "As Batucas" se tornaram um grupo de percussão e vocal com mais de uma centena de integrantes, idealizado por uma baterista brasileira. Nos últimos anos, somou-se à percussão o "Grupo Vocal das Batucas" agregando um grande número de mulheres que descobrem a arte de cantar com afeto e inclusão. Este grupo já conta com duas turmas, coordenadas por Raquel Pianta.  

Os ritmos brasileiros dão a tônica da orquestra, que também se aventura em outros ritmos do mundo. Samba, baião, bossa nova, samba-reggae, maculelê, maracatu e coco são alguns dos ritmos presentes no repertório do grupo e dividem espaço democraticamente com o rock, funk, jazz, blues, hip hop e música erudita.

Essa imensa orquestra executa todos esses ritmos em instrumentos convencionais, como surdos, caixas, agogôs, tamborins, repiques e chocalhos, e também toca em sucatas criadas pelo coletivo, como tonéis, tampas de panela, latas das mais diversas e outras traquitanas garimpadas no mobiliário urbano.

Em função da covid-19, "As Batucas" criaram a Rede Batucas Solidárias que vem reunindo doações e fundos para a população que está em situação de vulnerabilidade social. O projeto está beneficiando comunidades como a Lomba do Pinheiro, Região das Ilhas, comunidades indígenas e Centro Vida Projeto Imigrantes.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira