Rio Grande do Sul

Teatro

Primeira montagem virtual da peça "Derrota" chega ao Brasil

Projeto Gompa e Cia. Incomode-Te apresentam versão para internet de texto do autor grego Dimítris Dimitriádis

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Primeira montagem brasileira do texto do premiado dramaturgo grego Dimítris Dimitriádis terá estreia na internet - Foto: Júlio Estevan

A atriz gaúcha Liane Venturella irá interpretar o primeiro espetáculo solo da carreira. Com direção de Camila Bauer, "Derrota" é a primeira montagem brasileira para o monólogo do dramaturgo grego Dimítris Dimitriádis. Coproduzida por dois grupos teatrais (Projeto Gompa e Cia. Incomode-Te), a peça terá sessões nos dias 18, 19, 25 e 26 de junho, às sextas-feiras e aos sábados, às 22h, e também em 22 e 29 de junho, às 23h59min.

Os ingressos podem ser adquiridos pelo site www.entreatosdivulga.com.br/derrota.

Concebido e realizado durante a longa temporada de teatros fechados, o espetáculo é um desafio para a intérprete durante a pandemia. “Como seguir trabalhando se o seu trabalho não tem como seguir? Sou atriz há 36 anos, e essa é minha única atividade profissional na vida”, afirma Liane Venturella.

Realizada sem nenhum financiamento público ou privado, essa produção nasceu após a atriz e a diretora terem interrompido temporadas em função das restrições impostas pela quarentena. Em março de 2020, Liane recém havia estreado "Palácio do Fim", de Judith Thompson, e Camila, "Olga", do Coletivo Gompa. Após meses sem poder dar continuidade aos seus projetos e estudando novas possibilidades, "Derrota" surge como a busca de um caminho de criação para novos experimentos cênicos.

Escrita no ano 2000, "Derrota" faz parte da peça teatral "Oblívio" e mais quatro monólogos, também composta pelos textos Memória, Arrependimento, Arte e Oblívio. Nos anos de 1960, Dimítris Dimitriádis estudou teatro e cinema na Bélgica. Traduziu obras de ícones da dramaturgia, como Jean Genet e Bernard-Marie Koltés.

O espetáculo

Os pensamentos de uma mulher, sozinha no quarto, interagindo apenas com o espectador do outro lado da tela do computador. Uma proposta aparentemente muito simples, mas que revela-se algo bem mais profundo. 

Nesse sentido, vemos através da tela alguém que busca cada palavra para tentar traduzir o que sente e pensa, denunciando os limites da própria experiência, ao mesmo tempo em que atesta a urgência da palavra.

O espetáculo traz ainda a parceria de outros artistas que integram a equipe. A direção sonora é de Álvaro Rosa Costa. Júlio Estevan assina os vídeos e Claudio Etges, as fotos. A orientação de iluminação é de Ricardo Vivian e a produção, de Letícia Vieira.

Liane Venturella já atuou em quase 40 peças

Liane Venturella estreou como atriz em Porto Alegre, nos anos de 1980. Na década seguinte, seguiu para Londres, onde atuou em quatro espetáculos e estudou com mestres como Philippe Gaulier. De volta ao Brasil na década seguinte, integrou o elenco da histórica montagem Decameron, da Cia. Stravaganza, que percorreu diversos estados brasileiros e foi exibida no Uruguai, na Argentina e em Portugal. 

Ela já atuou em quase 40 peças teatrais e em mais de uma dezena de filmes. Venceu os prêmios Açorianos de atriz coadjuvante, em 2001, por O Auto da Compadecida, de atriz principal, em 2006, por Calamidade, e, em 2013, por O Estranho Cavaleiro. No cinema conquistou o troféu APTC de melhor atriz por Pesadelo, de Tomás Créus, em 2004. Liane também tem se destacado como diretora teatral, arrebatando o prêmio Açorianos de direção, em 2017, por Imobiliados. 

Atualmente, é uma das diretoras da Cia. Incomode-Te, que está há 12 anos em atividade. 

Sobre a diretora

Camila Bauer é diretora teatral e professora de dramaturgia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora pela Universidade de Sevilha e pela Universidade Livre de Bruxelas (2010) com estâncias na Espanha, França e Bélgica. Desenvolveu diferentes projetos de direção cênica, os mais recentes sendo Frankenstein (2019) e Inimigos na Casa de Bonecas (2018), vencedor do Prêmio Internacional Ibsen Awards. 

Este ano, assina a direção dos espetáculos A Vó da Menina e A Última Negra. Recebeu uma série de indicações e troféus em premiações de teatro, como os troféus Tibicuera de direção e espetáculo por Chapeuzinho Vermelho, prêmio Braskem em Cena de direção por Estremeço e de espetáculo pela ópera Dido e Enéias. Já ministrou oficinas de dramaturgia na Espanha, México e diversas cidades do Brasil.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko