Rio Grande do Sul

MEIO AMBIENTE

Ambientalistas debatem ameaça de instalação de aterro regional em Viamão 

Debate acontece nesta terça-feira (29), a partir das 19h, na página do Comitê Impulsor do Atlas Socioambiental de Viamão

Brasil de Fato | Porto Alegre |
No mês dedicado ao meio ambiente, encontro virtual debaterá instalação de lixão próximo a nascentes de água cristalina - Divulgação

Há mais de dois anos a cidade de Viamão, da Região Metropolitana e vizinha de Porto Alegre, vive uma queda de braço sobre a instalação de um aterro regional, o popular lixão. Estudos já comprovaram que Viamão tem baixa aptidão para receber esse “empreendimento". Em dezembro de 2020 foi emitida a revogação da certidão de viabilidade do lixão. Contudo a ameaça persiste, uma vez que há a possibilidade da instalação do aterro na região do Cantagalo. Frente a isso, o Movimento "Não ao Aterro, Não ao lixão", que integra o Comitê Impulsor do Atlas Socioambiental de Viamão, promove um debate virtual sobre o tema nesta terça-feira (29), a partir das 19h.

“É possível afirmar que a nossa cidade e a região metropolitana estão prestes a sofrer um dano socioeconômico irreversível e de grande magnitude. Um perigo capaz de contaminar um manancial imenso localizado no subsolo do município. Este aterro sanitário regional/lixão, na região do Cantagalo é a meta daqueles que pretendem lucrar com o negócio de resíduos sólidos, que ao contrário de serem enterrados, deveriam sim, ser reciclados e reaproveitados para gerar trabalho, emprego e renda”, destaca o movimento.

Para debater o tema, que faz parte do projeto Diálogos com Especialistas, foram convidados o ecoadvogado e especialista em direito ambiental, José Renato Barcelos, e o doutor em ecologia e perito em valoração ambiental, Antônio L. Philomena. A mediação é de Iliete Citadin, integrante da comissão que coordena o Movimento Não ao Lixão. 

O debate pode ser conferido na página do Atlas Socioambiental de Viamão.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira