Rio Grande do Sul

FIM DAS BUSCAS

Equipes de resgate encontram corpos dos bombeiros sob escombros do prédio da SSP-RS

Sede da Secretaria da Segurança Pública do RS foi totalmente destruída em incêndio ocorrido na noite de 14 de julho

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Com a localização dos corpos dos dois colegas, equipes deram por encerrada esta etapa no prédio incendiado da SSP - Foto: Rodrigo Ziebell / Ascom GVG

Chegou ao fim, após uma semana, a busca pelos dois bombeiros desaparecidos no combate ao incêndio no prédio-sede da Secretaria da Segurança Pública do RS (SSP), em Porto Alegre. Na noite desta quarta-feira (21), as equipes de busca, resgate e salvamento do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS) localizaram os corpos do primeiro-tenente Deroci de Almeida da Costa e do segundo-sargento Lúcio Ubirajara de Freitas Munhós.

Segundo explica o governo estadual, ambos foram encontrados no térreo do edifício, próximos à entrada do Departamento de Comando e Controle Integrado (DDCI), sob os escombros. Equipes trabalharam 24 horas por dia desde o incêndio, ocorrido na noite de 14 de julho. Nesta quarta, 115 pessoas, entre bombeiros militares e técnicos, estavam atuando nas buscas e no trabalho de remoção de escombros para ampliar os acessos ao prédio.

O governador Eduardo Leite (PSDB) manifestou profundo pesar às famílias dos bombeiros e destacou que eles “cumpriram ao extremo” o juramento de colocar a vida sob risco para salvar outras vidas. “Seguramente, salvaram muitas vidas, da sua própria guarnição, que estavam fazendo o combate ao incêndio, garantindo que ninguém ficasse para trás, assim como os 115 homens e mulheres que também cumpriram seu juramento de não deixar ninguém para trás e se mantiveram até agora em busca dos colegas desaparecidos”, reforçou em coletiva de imprensa concedida em frente ao prédio da SSP, na madrugada desta quinta-feira (22).

Prédio será demolido

O edifício, localizado na Avenida Voluntários da Pátria, em Porto Alegre, abrigava setores administrativos da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), do Instituto Geral de Perícias (IGP), do Detran e do serviço de 190 da Brigada Militar. Após a localização dos corpos, o prédio será demolido.

“Se encerra esta etapa de mobilização e amanhã com certeza já não vai ter mais movimentação nesta área. Passamos daí a um segundo momento da demolição total deste prédio, que já está condenado pela área técnica”, afirmou o vice-governador e secretário da Segurança, Ranolfo Vieira Júnior, na coletiva. Ainda não há previsão de quando a demolição vai ocorrer.

A Polícia Civil está investigando a causa do incêndio. Durante a semana, testemunhas foram ouvidas e o delegado que apura o caso, Daniel Ordahi, disse que está praticamente descartada uma causa criminosa. "Tudo leva a crer que começou por alguma pane elétrica no prédio, algum curto circuito", disse o delegado.

* Com informações do Governo do RS


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira