Rio Grande do Sul

Fake news

Bolsonaristas divulgam boatos sobre migração massiva de argentinos ao Brasil

Grupos de Whatsapp criam clima de tensão na Fronteira espalhando boato a partir de vídeo com fala de Bolsonaro

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Ana Paula Pereira, advogada brasileira radicada na Argentina, desmente fake news sobre migração - Arquivo pessoal

Depois da divulgação de uma entrevista do presidente Jair Bolsonaro, começou a circular nas cidades gaúchas da Fronteira um boato de que o Brasil seria o destino de milhares de argentinos a procura de trabalho e alimento. Até mesmo vereadores apoiadores do presidente na cidade de São Borja teriam comentado esta possibilidade.

O cônsul argentino em Uruguaiana, Ricardo Dilelle, desmentiu os boatos que estão sendo espalhados pelos grupos de WhatsApp na Fronteira do Rio Grande do Sul, de que argentinos estaria tentando emigrar em massa para o Brasil fugindo da crise pela qual passa o país. “O movimento no Consulado continua normal e a crise Argentina está muito agudizada, mas ainda não existe fome, pois o governo subsidia os alimentos básicos para a população. As fronteiras terrestres estão fechadas por causa da pandemia e quando forem abertas esperamos um aumento de movimento, mas como ocorre todos os anos, com os argentinos que têm casa no litoral brasileiro indo em busca de lazer.”

A advogada brasileira que reside na cidade argentina de Santo Tomé, em Corrientes, Ana Paula Pereira, também informou que se trata de boatos maldosos espalhados por alguns apoiadores de Bolsonaro na Fronteira. “Tudo isso começou com a divulgação de uma entrevista que teria sido dada pelo presidente Jair Bolsonaro no 'cercadinho' do Palácio da Alvorada a um pretenso argentino que se queixava da situação de seu país”, disse a advogada. Ela disse ainda que durante a fala, Bolsonaro previu uma enxurrada de argentinos em busca de emprego e asilo humanitário nas fronteiras brasileiras, como teria acontecido com a Venezuela.

Ana Paula Pereira é casada com um argentino e mora há 18 anos naquele país. Ela explicou que sempre, em épocas de crise, quem sai do país são pessoas endinheiradas, que tentar ir para Miami ou procurar cidadania em países europeus de origem de seus antepassados, a maioria na Espanha ou Itália. Para o Brasil, se as fronteiras não estivessem fechadas, nos períodos de veraneio o movimento seria grande, mas para visitar suas residências de lazer que mantêm nas praias.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira