Paraná

Eleições 2022

Requião anuncia saída do MDB: partido foi "tomado por Ratinho e Bolsonaro"

Ex-governador perdeu a eleição interna do partido

via Porém.net |
“O MDB do Paraná foi tomado pelo Ratinho e pelo Bolsonaro. Sou sério, estou fora”, postou Requião no Twitter - Foto: Leandro Taques

Foi uma semana de intensa movimentação no MDB do Paraná, várias ligações e conversas com delegados e suplentes com direito a voto em todo o estado, para garantir o apoio necessário e alcançar o objetivo. De um lado a Chapa 1 de Roberto Requião, defendendo candidatura própria ao Governo do Estado em 2022. E e de outro, a Chapa 2 de Anibelli e Sérgio Souza, defendendo apoio ao Governo Ratinho Junior (PSD) e Jair Bolsonaro (sem partido) nas próximas eleições.

No total, Requião recebeu 35% dos votos, contra 65% da chapa vitoriosa. Desta forma, Requião confirma sua saída do partido ainda hoje. Vários convites foram feitos ao ex-Senador e ex-Governador para liderar uma frente contra o atual Governo Ratinho Jr.

“O MDB do Paraná foi tomado pelo Ratinho e pelo Bolsonaro. Sou sério, estou fora”, postou Requião no Twitter. O ex-Senador ainda afirmou que o MDB é um "partido Bolsonarista, racista e que se tornou absolutamente fisiológico."

A presidenta do PT, Gleisi Hoffmann manifestou solidariedade a Requião através das redes sociais. "Esses do MDB que te venceram hoje não têm compromisso com o povo, mas com os próprios interesses. Fique certo que não te faltará trincheira para ser candidato ao governo do Paraná", disse.

Com a saída de Requião, seus aliados no partido também devem pedir a desfiliação, inclusive parlamentares eleitos, como Requião Filho, que é deputado estadual e está na bancada de oposição na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Estes, porém, precisam aguardar a janela de transferências partidárias para procurar outra sigla e concorrer nas eleições de outubro.

Edição: Lia Bianchini