Rio Grande do Sul

Espaço para as artes

V744 Atelier inaugura espaço expositivo em Porto Alegre com obras de Vilma Sonaglio

Exposição "ViCeVeRSa...pode não ser o que é" abre novo espaço dedicado à projetos artísticos na capital gaúcha

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Obra da série "Sopro", criação recente da artista que integra a exposição de abertura do espaço, que inaugura no dia 18 de setembro - Foto: Vilma Sonáglio

A mostra “ViCeVeRSa...pode não ser o que é” inaugura o V744 Atelier, neste sábado (18), a partir das 16h. A exposição traz os trabalhos realizados pela artista Vilma Sonaglio no último ano e meio, no período da pandemia. Vilma é também a idealizadora do V744 Atelier, localizado na Rua Visconde do Rio Branco, 744, bairro Floresta, em Porto Alegre.

A visitação do espaço será das quartas até as sextas-feiras, das 14h até as 17h. Outros horários poderão ser agendados através do Instagram. A entrada é franca e a recomendação etária é a partir dos 14 anos.

Os visitantes devem seguir os protocolos de higiene, com uso de máscara, álcool em gel e distanciamento pessoal. Um espaço externo auxilia nos protocolos de segurança.

A mostra “ViCeVeRSa...pode não ser o que é” exibe três séries fotográficas que refletem seu pensar sobre este período de isolamento social. Trazem, também, questões de materialização do virtual; trabalhos virtuais são agora materializados, dando outro olhar para as obras. Ao todo, são 18 obras com dimensões variadas.

Canais de comunicação do V744 Atelier: Instagram do V744 Atelier / Instagram Vilma Sonaglio

Atelier terá espaço para projetos

Idealizado pela artista visual Vilma Sonaglio, o V744 Atelier será um local para criar e expor arte contemporânea. Irá abrigar exposições de artistas convidados, mas também serão aceitas propostas de criadores que estejam desenvolvendo sua pesquisa e produção em todas as linguagens, com relevância, na arte contemporânea.

"Para a criação, tem o atelier de desenvolvimento de projetos artísticos, meus e de grupos de estudos com propostas de pensar a arte", explica Sonaglio. Segundo ela, para a inauguração, o atelier apresentará uma mostra dela própria, mas assim que as condições permitirem, o espaço se destinará a todas as linguagens artísticas contemporâneas.

Vilma afirma ainda que a intenção do espaço é expor arte contemporânea por meio de projetos e curadorias que pensem a arte como parte integrante da sociedade e da sua cultura.

Mestre em Artes Visuais  pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Vilma Sonaglio realizou exposições individuais e coletivas no Brasil, Alemanha e México. Como principais distinções estão prêmio aquisição do Museu de Arte de Brasília, Prêmio Porto Seguro Pesquisas Contemporâneas, Prêmio Salão de Arte Sacra Contemporânea. Foi indicada ao Prêmio Açorianos. Hoje vive e trabalha na cidade de Porto Alegre.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira