Rio Grande do Sul

Caça Comunista

Guerra ideológica mira Memorial Luiz Carlos Prestes em Porto Alegre

Vereadora do DEM propõe mudar nome do Memorial Prestes para “Memorial Cidade de Porto Alegre”

Memorial Luiz Carlos Prestes foi inaugurado em outubro de 2017 - Ivo Gonçalves / PMPA

O Memorial Luiz Carlos Prestes, obra de Oscar Niemeyer, na Orla do Guaíba, tornou-se alvo de uma disputa ideológica na Câmara de Porto Alegre.

A vereadora Comandante Nádia (DEM) ingressou com uma indicação ao Executivo para que envie um projeto propondo a supressão do nome do líder comunista, mudando para “Memorial Cidade de Porto Alegre”.

Normalmente as indicações passam pelas comissões e vão direto ao Executivo sem maiores problemas quando não sofrem rejeição, mas esta teve um empate na Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) e por isso irá para votação em Plenária.

Se aprovada, a indicação chegará ao prefeito Sebastião Melo, que poderá ou não enviar um projeto com o conteúdo proposto.

No documento a parlamentar justifica a indicação com um texto do ex-vereador Wambert di Lorenzo que em 2017, às vésperas da inauguração do local tentou mudar o nome do memorial para “Museu do Povo Negro”.

Na ocasião, em sessão que teve bate boca e tumulto, a Câmara rejeitou o projeto por 19 votos a 13.

Procurada pela reportagem do Jornal Já na tarde de quarta-feira (22), enquanto ocorria a sessão, a vereadora não quis falar à respeito ou conceder entrevista sobre a indicação. “Não vou falar sobre isso agora.”

História do Memorial Luiz Carlos Prestes 

A  homenagem ao líder comunista Luiz Carlos Prestes foi decidida em 1990, quando a Câmara aprovou projeto do então vereador Vieira da Cunha, cedendo uma área do município de Porto Alegre para a construção de um memorial.

A Prefeitura cedeu um terreno, na Edvaldo Pereira Paiva, cruzamento com a Ipiranga que teve sua pedra fundamental inaugurada em 1998. Somente 11 anos depois, em 2009 a Câmara autorizou a concessão de uso do terreno e para conseguir erguer o prédio projetado por Niemayer, metade foi cedida para a Federação Gaúcha de Futebol, que construiu um prédio de três andares no local.

“Esse projeto para tirar o nome do Prestes é absolutamente sem sentido, um absurdo, é uma tentativa de atacar ideologicamente uma obra consagrada” falou o vereador Pedro Ruas (PSOL) que participou da reunião, junto com Vieira da Cunha, em que foi pedido para Oscar Niemeyer, que também era comunista que elaborasse o projeto em homenagem ao Luiz Carlos Prestes. “Seria enganar Niemeyer que fez essa obra para homenagear o seu líder.” finalizou.

Prefeito votou favorável do projeto que concedeu o terreno

Votado no dia 6 de maio de 2009 a Câmara Municipal aprovou, por 28 votos favoráveis e um contrário, projeto do Executivo que autorizou a concessão de uso de terreno do Município à construção da nova sede da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) e do Memorial Luiz Carlos Prestes.

Entre os favoráveis estava o do então vereador Sebastião Melo que, caso a indicação chegue à sua mesa, terá de decidir se segue em frente com a ideia.

Nos corredores da Câmara se fala que a proposta é mera intenção de levantar debate ideológico. “Ela quer colocar no colo do prefeito um tema que só interessa e serve para o eleitorado dela” comentou um assessor político.

Edição: Jornal Já