Rio Grande do Sul

Eleição

Paulo Torelly e Lúcia Kopittke disputam eleição da OAB RS em 22 de novembro

Integrantes da Chapa "Somos Tod@s OAB - Muda OAB/RS" acreditam haver a necessidade de mudança nos rumos da entidade

Brasil de Fato | Porto Alegre |
As eleições serão realizadas no dia 22 de novembro deste ano. Será candidato a presidente o Dr. Paulo Torelly, tendo a Dra. Lúcia Kopittke como candidata à vice-presidência - Divulgação

A Chapa "Somos Tod@s OAB - Muda OAB/RS" irá disputar as eleições da Seccional Gaúcha da Ordem dos Advogados do Brasil. Será candidato a presidente o Dr. Paulo Torelly, tendo a Dra. Lúcia Kopittke como candidata à vice-presidência.

As eleições serão realizadas no dia 22 de novembro deste ano, quando serão preenchidos os cargos do conselho seccional e sua diretoria, conselheiros federais, diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/RS) e diretorias das 106 subseções ou conselhos subseccionais.

Neste ano, as eleições deverão ocorrer em plataforma on-line. Os eleitores poderão votar de onde estiverem, utilizando seu smartphone, computador ou tablet. Além disso, também serão instaladas seções eleitorais em todas as subseções.

Chapa tem representatividade

Segundo a assessoria de imprensa da candidatura, os dois nomes representam uma "história de trabalho pela dignidade e efetiva inviolabilidade constitucional da advocacia, gravemente comprometida nos tempos atuais".

Paulo Torelly afirmou que a pandemia explicitou o descaso e o abandono da advocacia pelos atuais dirigentes da OAB/RS.

“No dia em que cada uma das advogadas e advogados do RS puder dizer que a OAB faz diferença na sua atuação profissional, a entidade de Sobral Pinto, Raimundo Faoro e Seabra Fagundes, dentre tantos exemplos de coragem e combatividade profissional, fará as pazes com o conjunto da profissão e de toda a sociedade e o Brasil e a advocacia serão maiores do que nossos problemas”, afirma Torelly.

Lúcia Kopittke comenta no mesmo sentido, afirmando que os advogados precisam voltar a ser respeitados e terem condições de exercer seu trabalho como participantes da Justiça, conforme assegura a Constituição. Segunda afirma, está convencida da urgência de mudança na OAB/RS.

"A advocacia não pode ter sua coluna vergada, neste momento tão importante de nossa história”, afirma a Dra. Lúcia.

Lúcia Kopittke é advogada eleitoralista e de Direito de Família. Atualmente exerce também o cargo de vice-presidente do Instituto dos Advogados do RS (IARGS), Instituto que integra há mais de 30 anos, tendo sido Diretora Secretária e Diretora Financeira.

Foi a primeira mulher a integrar a lista da OAB/RS ao agora extinto Tribunal de Alçada, em 1989. Professora de Direito Processual Eleitoral, presidiu a Comissão Eleitoral da OAB/RS em quatro eleições, tendo atuado na 1ª Comissão de Ética e na defesa da interiorização da ordem. É juíza do Tribunal Regional Eleitoral do RS, já tendo sido agraciada com a Comenda Oswaldo Vergara da OAB/RS em 2009.

Paulo Torelly é advogado público, professor de Direito Constitucional e Procurador do Estado do RS. Foi Procurador-Geral do Estado do RS (1999-2002) e Procurador-Geral do Município de Canoas (2013-2015).

Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da UFRGS (1988), tornou-se mestre em Direito do Estado (PUC/RS) e doutor pela Faculdade de Direito da USP. É especialista em Direito Processual Civil (PUC/RS). É integrante do Movimento Muda OAB/RS, membro do IARGS (Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul) e do Instituto Brasileiro de Advocacia Pública (IBAP). 


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko