Rio Grande do Sul

PARCERIA

Secretarias municipais de São Leopoldo planejam ações conjuntas com Cooperativa Terra Livre

Ação conjunta entre secretarias e a Cooperativa Terra Livre está dentro das ações do Movimento Sem Terra (MST)

São Leopoldo |
Reunião entre lideranças da Terra Livre e secretários municipais - Foto: Estevan Benachi

Com o intuito de aproximar as organizações da sociedade civil do município que atendem a população em situação de vulnerabilidade social com cooperativas de alimentos sustentáveis a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) e a Secretaria Municipal de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semurb) receberam nesta quinta-feira (7), representantes da Cooperativa Terra Livre e do jornal Brasil de Fato para articularem ações em conjunto dentro de São Leopoldo.

Essa ação em conjunto entre secretarias e a Cooperativa Terra Livre que está dentro das ações do Movimento Sem Terra (MST) tem como principal objetivo que as organizações da sociedade civil possam fazer a compra dos alimentos produzidos pela cooperativa e possam ser distribuídos para a parcela da população que se encontra em vulnerabilidade social. Também foram verificadas outras possibilidades para agregar mais cooperativas dentro dos serviços oferecidos pela Terra Livre, como a aquisição direta de garrafas de vidro de cooperativas de reciclagem que atuam dentro de São Leopoldo, entre outras ações que ainda estão sendo elaboradas para que possa ser criada uma ampla rede de colaboração entre cooperativas e organizações sociais.

O secretário adjunto da SDS, Ricardo Charão, destaca a importância de levar para o conhecimento público essa opção de alimento saudável oferecido por estas cooperativas. “Estas cooperativas estão produzindo alimentos de qualidade, que muitas vezes por dificuldades de comunicação e de entrarem no mercado não chegam até a população que desconhece a existência deste trabalho, penso que é tarefa do Poder Público trabalhar para que esta informação chegue até a população. Alimento saudável é sinônimo de saúde e qualidade de vida”, afirma Ricardo.
 


Produtos da Cooperativa Terra Livre / Foto: Estevan Benachi

Já o presidente da Cooperativa, Leodimar Ferreira, explica o papel da Terra Livre nesta ação que vem sendo feita em várias cidades do estado. “O papel da Cooperativa Terra Livre é fazer este elo de ligação entre trabalhadores do campo com a cidade através da alimentação sustentável e também fortalecer as iniciativas comunitárias, o MST tem se colocado à disposição em fortalecer essas parcerias no campo da alimentação”, ressalta.

Também participaram do encontro os representantes do jornal Brasil de Fato RS, Leandro Rosa e Ronaldo Schaeffer. O jornal impresso irá trazer em suas edições informações de total relevância dentro do assunto de alimentação sustentável, aproximando assim a população deste tema.

A Cooperativa Terra Livre com sede em Nova Santa Rita, Região Metropolitana de Porto Alegre, tem o sentido de apoiar as famílias assentadas pela reforma agrária a buscarem alternativas produtivas na geração de renda, permitindo a permanência no campo por meio de sua reprodução econômica, social e cultural, numa perspectiva sustentável, em consonância com o meio ambiente e com a natureza que as circunda.

Ela atua como ferramenta de comercialização para os produtos destes camponeses, possibilitando acesso ao mercado de forma justa, valorizando seu trabalho e seu produto. Toda venda feita pelo site da Terra Livre tem 5% de seu valor destinado em forma de doação de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade social, além desta doação automática que o comprador faz ao adquirir seu alimento ainda é possível participar de uma campanha solidária pelo próprio site da cooperativa.

* Com informações de Estevan Benacchi - Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social de São Leopoldo

 


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko