Rio Grande do Sul

Homenagem

Geraldo Flach ganha disco tributo uma década após seu falecimento

Além do disco chamado "Flachianas", legado do artista terá documentário e songbook, que já estão em produção

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Além do disco Flachianas, documentário e songbook em produção resgatam o legado do artista falecido há uma década - Foto: Adriana Franciosi

O pianista, compositor e arranjador Geraldo Flach (1945-2011) ganhará uma homenagem, com o lançamento de um disco tributo inédito, que traz interpretações de algumas de suas criações. Intitulado "Flachianas", o disco conta com dez faixas executadas pelo Cristian Sperandir Grupo e convidados.

O álbum está em pré-venda nos formatos digital e físico e pode ser adquirido no site (clique aqui para acessar), pelo valor de R$ 35,00 (mais valor do frete). O disco faz parte do ciclo de homenagens que marca uma década sem o artista e inclui também um longa documental e um songbook, ambos em fase de desenvolvimento.

Mantendo a obra viva

Ângela Flach, viúva do artista, tem atuado para manter viva a obra do instrumentista e arranjador. Para ela, o projeto "Flachianas" surgiu para levar a memória musical do pianista para novos espaços e públicos, que ainda não conhecem o trabalho.

O produtor deste álbum é Cristian Sperandir. Pianista, compositor, arranjador e produtor musical, ele é estudioso da obra de Geraldo Flach e assumiu a tarefa de reinterpretar criações do músico.

"É uma imensa responsabilidade tocar a obra deste grande artista. Ainda mais tentando empregar nossa própria identidade, sem perder a raiz e toda a beleza da música dele", acredita.

Além do grupo de Sperandir, o disco conta com participações especiais. A instrumental "Rancheirinha" ganhou letra composta por Jerônimo Jardim, interpretada na voz de Shana Muller. Paola Kirst canta "Novo Rumo", gravada originalmente por Elis Regina. Além disso, Lorenzo Flach, neto de Geraldo, coloca seu sentimento e seus pedais em "Reencontro". Clássicos como "Cão Vadio", "Choro por Julio" e "Piano Azul" também estão no disco que conta com o apoio dos Amigos da Sala Jazz Geraldo Flach de Porto Alegre.

Documentário em produção

A segunda etapa de tributos prevê um documentário em produção que vai resgatar um pouco da história musical do compositor. Segundo o diretor do longa-metragem, Rene Goya Filho, Flach teve um papel importantíssimo como vetor de uma cena musical no Sul do Brasil.

"Estamos agora no processo de pesquisa do extenso material de arquivo que temos à disposição, com imagens de várias épocas desde os anos 1960", explica. A produção busca recursos para incorporar mais pessoas ao trabalho.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira