Rio Grande do Sul

Coluna

Cuba: de portas abertas

Imagem de perfil do Colunistaesd
Cuba anunciou a abertura total das suas fronteiras para o dia 15 de novembro - Foto: Jornal Granma
Cuba espera receber no restante do ano mais de 100.000 turistas, pois a ilha é um destino seguro

Cuba caminha gradativamente para a nova normalidade com uma redução significativa na transmissão do vírus SARS-CoV-2 em todos os seus territórios. A vida na Ilha rebelde é revivida, assim como a economia, e uma das maiores contribuições para isso é o turismo.

Conforme já anunciado, a abertura total das fronteiras está prevista para 15 de novembro. Nesse sentido, o ministro do setor, Juan Carlos García, confirmou em entrevista coletiva que os 10 aeroportos internacionais do país estão prontos para esse momento.

Foi frisado que o mais importante é a saúde dos clientes e do pessoal do setor. Da mesma forma, existe a garantia logística para o início da atividade nas instalações.

Além disso, o turismo doméstico foi restaurado no dia 25 de outubro, o que contribui para a recreação necessária após o longo período de reclusão.

Entre as medidas que mudam e são reajustadas para essa etapa estão a eliminação da quarentena obrigatória de viajantes internacionais na chegada ao país, a partir de 7 de novembro. Bem como, a partir do dia 15 do mês, a PCR não será realizada no momento da chegada.

Em vez disso, os recém-chegados - cubanos e estrangeiros - devem apresentar comprovante de vacinação com um dos imunógenos aprovados pelas agências reguladoras. Quem não tem esta garantia deve atestar na chegada um PCR negativo realizado nas últimas 72 horas antes da viagem. Crianças menores de 12 anos estão isentas desses requisitos.

Para agilizar os processos aeroportuários e garantir o sucesso desta medida, as companhias aéreas vão exigir aos seus passageiros os referidos requisitos. A vigilância médica e epidemiológica será mantida nas fronteiras aeroportuárias e marítimas; bem como medidas higiênico-sanitárias para prevenir contaminações.

Também foi destacado que a maioria dos trabalhadores de Mintur está vacinada e se espera que antes do reinício em novembro seja aplicada uma dose de reforço a todo o pessoal possível.

Cuba espera receber no restante do ano mais de 100.000 turistas. O setor turístico se prepara não só para oferecer um serviço de excelência e a hospitalidade característica do Caribe, mas também para que os clientes nacionais e estrangeiros tenham uma viagem segura e saudável, pois Cuba é um destino seguro.

* Este é um artigo de opinião. A visão da autora não necessariamente expressa a linha editorial do jornal Brasil de Fato.

Edição: Katia Marko