Rio Grande do Sul

Novembro Negro

UFRGS realiza série de atividades e debates no mês da Consciência Negra

Maior parte das atividades são virtuais; confira a programação, que segue até o dia 17 de dezembro

Brasil de Fato | Porto Alegre |
No dia 20 será feita a tradicional foto dos estudantes e trabalhadores negras e negros da UFRGS - Foto: Rochele Zandavali/UFRGS Arquivo

Racismo, população negra na pandemia e negritude na universidade são alguns dos temas abordados pelo Novembro Negro promovido pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Africanos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NEAB UFRGS). Serão realizadas mais de 50 atividades, entre ciclos de debate, exposições e rodas de conversa. A maioria das atividades será no formato virtual.

A programação do Novembro Negro 2021 na UFRGS teve início no dia 1º de novembro e irá até o dia 17 de dezembro com a realização de 59 atividades que abrangem toda a comunidade, tanto no âmbito acadêmico, como para além dos muros da Universidade. Em foco estão as pautas antirracistas, feministas, de gênero e sexualidade e de reforço da identidade e valorização da cultura da população negra.

Serão abordados temas como o racismo estrutural e institucional, negritude no ensino superior e como a conjuntura atual, com mais de 600 mil mortes devido ao negacionismo durante a pandemia de covid-19, atinge de forma mais trágica a população de pretos e pardos. O retorno do Brasil ao mapa da fome, incluindo o fim de programas de assistência social e o aumento da inflação no preço dos alimentos, também perpassa os debates ao longo dos dias de evento. 

"É com muita alegria, resistência e luta que estamos iniciando mais um Novembro Negro da UFRGS. Ainda estamos sentindo os impactos da pandemia. Em especial no nosso povo preto, que sofre com a crise política e econômica. Esse Novembro Negro vem para fazer a escuta, o acolhimento e o fortalecimento das negras e negros de dentro e de fora da universidade", comenta Tamyres Filgueira, coordenadora-adjunta do NEAB e da organização do Novembro Negro.

Destaques da programação

Entre os destaques da programação estão as atividades do dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. A tradicional foto dos estudantes e trabalhadores negras e negros da UFRGS será realizada às 13h, em frente à Reitoria da Universidade. Logo após, ocorrerá a "Marcha Independente Zumbi Dandara", com concentração às 13h30min na Faculdade de Educação (FACED) da UFRGS. 

No dia 13 de novembro, às 13h, ocorre uma exposição presencial no Parque da Redenção, com o tema "O Que os Negros Fazem na Universidade?", organizada pelo DCE UFRGS em parceria com o NEAB. No dia 17 de novembro, em horário ainda a ser definido, será realizado o encontro "Territórios Negros de Porto Alegre", uma parceria entre o NEAB UFRGS - Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Africanos da UFRGS e a Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Porto Alegre. 

Ainda em 17 de novembro, às 18h, está prevista a palestra "A Cor da Pandemia", com a professora Dra. Suzi Camey.

Confira a programação completa do Novembro Negro 2021 UFRGS no site do NEAB UFRGS

Novembro Negro - Luta e Resistência

O Novembro Negro remete à luta e resistência da população negra no Brasil, assim como à criação, na década de 1970, do Dia da Consciência Negra (20 de Novembro). Desenvolvida pelo Movimento Negro do Rio Grande do Sul, a data e as questões atreladas a ela se espalharam pelo Brasil, sendo oficializada em 2011 pelo Governo Federal.

Mostra-se como uma forma de representar, lembrar e fazer referência às origens do povo negro, assim como de realizar denúncias, análises e proposições relativas às diversas temáticas abordadas. O Novembro Negro na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS ocorre desde 2017 através da organização de uma agenda unificada com o objetivo de fortalecer a luta diária pela equidade étnico-racial no ambiente acadêmico.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira