Rio Grande do Sul

Sustentabilidade

Seminário Cidade Bem Tratada debate resíduos sólidos, transporte público e emergência climática

Debates acontecem de forma virtual e gratuita nesta quarta-feira (17); confira calendário e inscrições

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Resíduos sólidos, transporte público e emergência climática serão debatidos no Cidade Bem Tratada - Reprodução

Estão abertas as inscrições para o Seminário Cidade Bem Tratada, que acontece nesta quarta-feira (17), de forma virtual e gratuita, das 8h30 às 17h30. Foram convidados especialistas para debater os temas do uso e gestão das águas, energias renováveis, transporte público e destinação dos resíduos sólidos.

A discussão foi dividida em dois painéis: "A cidade e sua relação com a natureza: simbiose necessária para a sustentabilidade" e "A Política Nacional de Resíduos Sólidos e o Novo Marco Regulatório do Saneamento".

Será fornecido certificado de participação para quem realizar inscrição pelo site do evento (clique aqui para acessar).  Haverá transmissão liberada ao público pelo Youtube e Facebook.

Esta décima edição do seminário e a segunda realizada de forma virtual, em função da pandemia da covid-19. A programação detalhada pode ser conferida no site de seminário.

Meio ambiente e mudanças climáticas

Clima, transporte e saúde pública são algumas das temáticas relacionadas ao futuro das cidades. No Rio Grande do Sul, por exemplo, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) divulgou um diagnóstico das estruturas municipais de Meio Ambiente e Saneamento Básico (clique aqui para acessar), onde constata que a maioria dos municípios gaúchos (389 dos 497) tem uma Política Municipal de Meio Ambiente (PMMA) formalmente constituída, estando a maior parte dos municípios (73,4%) estruturada com unidade de controle e fiscalização dedicada às questões ambientais.

Mesmo assim, menos de 5% dos municípios revertem os recursos das compensações ambientais em Unidades de Conservação. Além disso, 60% ainda não desenvolvem ações sistemáticas de educação ambiental.

Diante desse quadro e da emergência de novas atitudes, é importante que as empresas se responsabilizem pelo reaproveitamento, reciclagem e destinação adequada dos produtos. Isso só vai funcionar com o comprometimento e a fiscalização do poder público (União, estados e municípios), que devem estabelecer, por exemplo, a obrigatoriedade da Logística Reversa em seus territórios, regulamentada pela Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Nesse sentido, é imprescindível a construção e execução de programas e políticas públicas que visem à recuperação de áreas degradadas e à adequação de ações ao Novo Marco Regulatório do Saneamento Básico, que dá novas atribuições e prazos aos municípios e novos mecanismos de financiamento. Essas serão as temáticas abordadas no Seminário Cidade Bem Tratada.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira