Rio Grande do Sul

Coluna

App de cooperativa é alternativa a apps como Uber e já beneficia motoristas e usuários no RS

Imagem de perfil do Colunistaesd
Novo serviço disputa mercado com a Uber, 99 e outras plataformas que enfrentam a debandada de motoristas - Reprodução
Liga By Comobi App tem gestão feita pelos próprios motoristas organizados em cooperativa

Enquanto Uber e outros aplicativos cobram até 30% de tarifa sobre o valor de uma corrida, o Liga By Comobi App cobra 15%. A gestão do app é feita pelos próprios motoristas organizados na Cooperativa de Mobilidade do Rio Grande do Sul (Comobi)

Criada em Caxias do Sul e contando já com mais de 600 motoristas associados, a Cooperativa esta pronta para expandir o app para beneficiar motoristas, usuários e poder público em outras cidades.

Enquanto Uber e outros aplicativos exploram os motoristas a exaustão, mandam os ganhos todos para o exterior e não pagam impostos, o Liga By Comobi App esta até ajudando o poder público a regulamentar o serviço para pagar ISS, o imposto municipal, e outros. Mesmo cobrando apenas 15% de tarifa, a Cooperativa consegue ainda contribuir com entidades beneficentes como hospitais e ainda ter fundos que toda cooperativa tem que ter para resguardar direitos dos associados, no caso os motoristas.

Tive oportunidade de entrevistar o presidente da Cooperativa, Márcio Vieira Guimarães, e o diretor Guilherme Silveira, ao vivo, nesta terça-feira (16), para o Programa Direitos dos Trabalhadores em Aplicativos. Junto com o diretor do Sindicato dos Motoristas em Transportes Privados por Aplicativos do Rio Grande do Sul (Simptrapli-RS), Silvair Oliveira, eles esclareceram muitas dúvidas e responderam perguntas.

Para quem não viu e pretende saber mais sobre o tema, basta clicar e assistir:

O app da Cooperativa de Mobilidade do Rio Grande do Sul (Comobi) esta funcionando desde 1º de outubro e opera como alternativa para demandas especializadas no estado.

O novo serviço de transporte de passageiros por aplicativos disputa mercado com a Uber, 99 e outras plataformas que enfrentam a debandada de motoristas devido ao aumento do custo dos combustíveis, da baixa remuneração e da precarização das relações de trabalho.

“O debate sobre o alinhamento do serviço com as demandas do planejamento do transporte urbano estava maduro, e este aplicativo vai auxiliar em muito, tanto no campo público como privado”, destaca o presidente da Comobi, Márcio Guimarães.

Na última semana, o aplicativo foi apresentado oficialmente para os motoristas, empresários e lideranças políticas da capital.

“A demanda de transporte qualificado a empresas para todo o RS é uma realidade e a Comobi busca preencher esse segmento com uma plataforma que inclui carros com perfil executivo, além dos sedans e básicos”, explicou o dirigente.

Guimarães destaca que o serviço deve operar como um app de transporte e como uma solução para demandas especializadas.

A presença de representantes de diversas empresas e entidades do setor privado na solenidade, bem como de segmentos da área de Transporte Público e a Administração Municipal, reforça o alinhamento do projeto com o entendimento de um sistema de transporte equilibrado e que visa reduzir custos para a população.

“Esse aplicativo é a esperança para os motoristas de aplicativos de todo o estado poderem se libertar do trabalho de uberização. No que depender do Simtrapli-RS, o aplicativo Liga By Comobi será implementado em todo o RS, podendo devolver a dignidade e o respeito ao motorista, pois é o que todos merecem porque é um aplicativo do motorista”, diz a presidente do Simtrapli-RS, Carina Trindade.

O artigo acima foi elaborado também com informações de Extra Classe.

* Este é um artigo de opinião. A visão do autor não necessariamente expressa a linha editorial do jornal Brasil de Fato.

Edição: Marcelo Ferreira