Rio Grande do Sul

ARTE E SAÚDE MENTAL

RS ganha Museu Estadual Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro

Espaço em Porto Alegre reúne mais de 200 mil obras de arte produzidas nos 31 anos da oficina que inspirou seu nome

Brasil de Fato | Porto Alegre |
O MOC HPSP é um dos quatro museus do país com coleções dedicadas a unir arte e saúde mental - Foto: Divulgação SES

O Rio Grande do Sul ganhou o Museu Estadual Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro (MOC HPSP), reunindo mais de 31 anos de obras de arte produzidas dentro da oficina que inspirou seu nome. Com o decreto que oficializou sua criação, de 25 de janeiro, o estado passa a contar com um dos quatro principais museus do país com coleções que destacam a relação entre arte e saúde mental, junto com o Museu de Imagens do Inconsciente (RJ), Museu Bispo do Rosário de Arte Contemporânea (RJ) e Museu de Arte Osório César (SP).

A Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro foi fundada em agosto de 1990 como um espaço de reabilitação psicossocial da rede de saúde mental do SUS. É um lugar para as artes, inspirado nos ensinamentos da psiquiatra Nise da Silveira. Atende moradores e frequentadores do Hospital Psiquiátrico, pacientes internados na área hospitalar, ambulatorial e grupos da comunidade do entorno, que são encaminhados por outros serviços da rede de saúde.

Para a implementação do museu, a oficina reuniu cerca de 200 mil obras de arte. São pinturas, esculturas, modelagens, bordados em tecido, cerâmicas, textos e outras formas de expressão artística que agora passam a integrar oficialmente o mais novo museu de Porto Alegre. O MOC HPSP nasce voltado à salvaguarda, pesquisa, comunicação e preservação do acervo da oficina.

“A principal motivação para termos o museu é salvaguardar estas obras, que são um patrimônio cultural do Estado”, explicou a diretora do Departamento de Coordenação dos Hospitais Estaduais, Suelen Arduin. “Dá visibilidade ao que temos guardado, dá voz a quem antes era silenciado.”

O trabalho foi contemplado em 2017 com o prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e o acervo já participou de mostras do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), Sesc Pompeia, em São Paulo, e Museu de Arte do Rio de Janeiro (MAR).

Desde 2000, o Hospital São Pedro mantém parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com apoio de professores, estagiários e bolsistas dos cursos de Artes e Museologia, que colaboram na curadoria e preservação do material.


Professores, estagiários e bolsistas dos cursos de Artes e Museologia da UFRGS colaboram na curadoria e preservação do material / Foto: Divulgação SES

“Os trabalhos servem de testemunho da presença dos frequentadores da oficina. Pessoas tão espoliadas de tudo que nem pertences pessoais elas podiam guardar no antigo manicômio”, explicou a curadora do MOC, Barbara Neubarth, uma das fundadoras da oficina. “A oficina continuará funcionando, como sempre, mas se abre um novo capítulo na história do hospital.”

O Museu Estadual Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro fica na Av. Bento Gonçalves, 2.460, no bairro Partenon de Porto Alegre. Por conta da pandemia, as visitas devem ser agendadas pelos telefones (51) 3240-1445 ou (51) 3240-1300, ramal 1445, de segunda a sexta-feira, entre 9h e 12h.

Saiba mais sobre a oficina

Como parte da programação da 19ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo IBRAM, o Núcleo Transdisciplinar Arte e Loucura da UFRGS (NuTAL), em parceria com a Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro, preparou uma visita virtual pela oficina e seu acervo. Neste vídeo, Tatiane Souza, coordenadora da Oficina, Barbara Neubarth, fundadora e assessora da Oficina e Julia Ferreira, aluna do Curso de Museologia/UFRGS e estagiária do Acervo, apresentam o local ao público e compartilham a grandiosidade das suas coleções.

* Com informações do NuTAL e do Governo do RS


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira