Rio Grande do Sul

8 de Março

Coletivo de estudantes indígenas da UFRGS se mobiliza no 8M em Porto Alegre

Dia Internacional da Mulher teve roda de conversa, marcha e conscientização sobre a pauta indígena

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Coletivo de estudantes indígenas da UFRGS participou da marcha do 8 de março em Porto Alegre - Foto: Alass Derivas | @derivajornalismo

O Coletivo de estudantes indígenas da UFRGS que está realizando uma ocupação em um prédio público ao lado do Viaduto da Conceição em Porto Alegre realizou diversas atividades nesta terça-feira (8), Dia Internacional da Mulher.

No início da tarde, uma reunião ampliada realizada na ocupação, chamada de "retomada" pelos povos indígenas, contou com a presença de duas funcionárias da Coordenadoria de Acompanhamento das Ações Afirmativas da UFRGS (CAF), que trouxeram informações sobre como a UFRGS está lidando com a reivindicação das estudantes indígenas, bem como sobre qual tem sido a postura da prefeitura no diálogo com a UFRGS.

Após, o Coletivo se organizou para estar presente na concentração para o ato unificado do 8M no centro da Capital, bem como participar da Marcha até o Largo Zumbi dos Palmares.

Estudantes pedem por mais diálogo com a Universidade

Segundo representantes do Coletivo, a informação de que a "retomada" está acontecendo já está nos sistemas burocráticos da UFRGS. Afirmam que não há possibilidade de setores da universidade alegarem desconhecer o movimento. No entanto, Edilson Nabarro, coordenador da CAF, ainda não fez contato nem com seus subordinados, nem com as mulheres indígenas para tratar da "retomada". Enquanto isso, o reitor encontra-se indisponível para o diálogo, pois está de férias.

"É um absurdo o reitor estar de férias em um momento desses. Esta retomada é o que tem de mais vivo na universidade hoje. Precisamos lutar para que a Reitoria responda o que vai fazer com esse prédio e com as mulheres indígenas", falou Tamyres Filgueira, do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Africanos (NEAB).

Segundo as servidoras da CAF, o setor recebeu um e-mail na manhã desta terça da Secretaria de Desenvolvimento Social, em nome do Mário Fuentes, solicitando o diálogo com a Universidade. Na reunião de segunda, a prefeitura se comprometeu a buscar um espaço para que as indígenas permaneçam até que o governo municipal e a Universidade encontrem uma saída conjunta para a questão da Casa do Estudante Indígena.

Na manhã desta quarta (9), às 10h, uma comissão de estudantes indígenas entregará uma carta de reivindicações à vice-reitora da Universidade, à PRAE e à Prograd, dentro do Salão Nobre da UFRGS. Além disso, se planeja uma intervenção da retomada na reunião do Conselho Universitário que acontece na sexta-feira (11).

*Fotos e informações por Alass Derivas (Deriva Jornalismo)


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Katia Marko