Rio Grande do Sul

Outro Mundo Possível

7ª edição do Fórum Mundial de Mídia Livre discute direito à voz no mundo em guerra

Evento que integra o Fórum Social Mundial 2022 no México teve painel com a participação online do Brasil de Fato RS

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Painel "Mídia Livre, Paz e Democracia" contou com participação online de representante do Brasil de Fato RS - Reprodução

O Fórum Mundial de Mídia Livre (FMML) chega a sua 7ª edição, neste mês de maio de 2022, integrando a programação do Fórum Social Mundial 2022, que acontece no México. Neste ano, o evento abre seus painéis discutindo a paz e a democracia do ponto de vista das mídias livres. O painel "Mídia Livre, Paz e Democracia" foi realizado online, com representações de diversos países, contando com a participação da editora-chefe do Brasil de Fato RS, Katia Marko.

Além dos painéis, o FMML reúne uma série de workshops, rodas de conversa e oficinas. Ao final desta matéria, confira a programação das atividades que acontecerão online. É possível acompanhar as atividades através do Facebook e Youtube do FSM, bem como pela página parceira Ciranda.Net. O Brasil de Fato RS também entra no coletivo de entidades que transmitem alguns debates.

Logo abaixo, a transmissão completa do debate e, em seguida, um resumo da fala.

Mídias livres e democracia

Segundo a organização do FMML, o termo "mídia livre" abarca as publicações e produções da sociedade civil, suas organizações e movimentos, assim como os criadores dos recursos, programas, artes e conteúdos que circulam fora da grande mídia. Abarca ainda pesquisadores, técnicos, e movimentos que procuram modificar o cenário midiático, com menos monopólios e mais pluralidade.

Coordenado pela jornalista Rita Freire, da Ciranda.Net, o painel "Mídia Livre, Paz e Democracia" contou com representações de diversos países. Do Brasil, participou, entre outros, a editora-chefe do Brasil de Fato RS, Katia Marko, fazendo um breve relato sobre a atuação do jornal e sobre a situação política do Brasil. Katia começou sua fala saudando a organização do evento, que reúne pessoas de diversas partes do mundo para compartilhar saberes sobre a luta por uma comunicação democrática e da classe da trabalhadora.

"Em uma de suas últimas entrevistas, Celso Furtado afirmou que a coragem é a chave da mudança. Essa declaração foi publicada há 19 anos, na edição zero do Brasil de Fato, um projeto que nasceu com o corajoso objetivo de fazer comunicação popular no Brasil", afirmou Katia.

Lembrou que o Brasil de Fato fará 20 anos em 2023, tendo sido lançado durante o Fórum Social Mundial de 2003, em Porto Alegre. Segundo ela, desde seu lançamento, o jornal vem resistindo e atuando em conjunto com outros veículos nacionais, como TVT, Rede Brasil Atual, Ciranda, Jornalistas Livres, Mídia Ninja, entre outros de uma série de meios de comunicação de esquerda.

Comunicação de resistência

Afirmou também que o Brasil vive ainda hoje um processo que herda as condições de um golpe político contra o governo Dilma (PT), que contou com forte participação de meios de comunicação para garantir a viabilidade do processo, culminando com a eleição de uma figura de extrema-direita e conservador. Relatou que o processo eleitoral de 2018 também contou com meios de comunicação atuantes, com a mobilização de redes de fake news e desinformação, em paralelo com outros processos políticos semelhantes em outras partes do mundo.

"As nossas mídias têm cumprido o papel de manter essa resistência. Mesmo que tenhamos poucos recursos, temos conseguido evitar que o dano seja ainda maior", afirmou Katia. Lembrou também que neste ano ocorre um processo eleitoral muito importante e disse esperar que o mundo esteja com os olhos voltados para os acontecimentos do Brasil, para ajudar com a batalha da comunicação.

Relatou ainda que a classe trabalhadora no Brasil vive um ataque não só em seus direitos, mas também ataques físicos, com eliminação de lideranças, de forma que uma possível vitória de Bolsonaro significaria perdas irreversíveis para o povo brasileiro.

"Nós estamos observando uma retomada em diversos países, com presidentes [de esquerda] sendo eleitos. Precisamos trabalhar unificados, na construção da nossa comunicação, não é de hoje que falamos sobre isso. Já vem [de muito tempo] a luta da imprensa popular e de resistência", afirmou.

Katia pontuou que a comunicação dos trabalhadores depende de muito esforço e de atitudes concretas, além de discursos. De um lado, ressaltou, estão as notícias dos veículos da burguesia e do grande capital que são emitidas e não confiáveis, restando, do outro lado, o esforço da classe trabalhadora construir a sua comunicação.

"É com grande dificuldade que fazemos o Brasil de Fato, mas estamos buscando cada vez mais nos profissionalizar, fazer um jornalismo de qualidade voltado para a classe trabalhadora e que comunique com a periferia", concluiu.

Programação do Fórum Mundial de Mídia Livre

Segue a programação completa das atividades do FMML. O link indicado de cada atividade é do site onde é possível fazer a inscrição para participar da sala online. Algumas atividades podem ser realizadas em inglês ou em espanhol. Os horários listados são referentes ao horário de Brasília.


Programação atualizada do 7º Fórum Mundial de Mídia Livre (FMML) / Reprodução

PAINÉIS

DESINFORMAÇÃO E REGULAÇÃO DE PLATAFORMAS
Terça-feira, 4 de maio de 2022 - 15h
https://join.wsforum.net/activities/10449

DA COMUNICAÇÃO À AÇÃO
Quarta-feira, 4 de maio de 2022 - 17h
https://join.wsforum.net/activities/9957
 
OFICINAS

RÁDIOS ASSOCIATIVOS NO MAGREBE: USO PARA A PLURALIDADE DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO
Quarta-feira, 4 de maio de 2022 - 8h
https://join.wsforum.net/activities/10593

COMUNICAÇÃO PÚBLICA INTERNACIONAL E DEFESA DA EBC NO BRASIL
Quarta-feira, 4 de maio de 2022 - 9h
https://join.wsforum.net/activities/10857
 
ASSALTOS EM JERUSALÉM - O PAPEL DA MÍDIA
Quarta-feira, 4 de maio de 2022 - 10h
https://join.wsforum.net/activities/11114
 
COMUNICAÇÃO POLÍTICA, ENTRE HORIZONTALIDADE E HORIZONTAL
Quarta-feira, 4 de maio de 2022 - 12h
https://join.wsforum.net/activities/10437
 
SITUAÇÃO DAS RÁDIOS COMUNITÁRIOS NO BRASIL
Quarta-feira, 4 de maio de 2022 - 13h
https://join.wsforum.net/activities/9982
 
OFICINA SOBRE FEDIVERSE
Quarta-feira, 4 de maio de 2022 - 17h
https://join.wsforum.net/activities/10702
 
AVANÇO PARA A SOBERANIA E AUTONOMIA DIGITAL
Quarta-feira, 4 de maio de 2022 - 17h
https://join.wsforum.net/activities/10153
 
COMUNICAÇÃO E ATIVIDADE POLÍTICA
Quinta-feira, 5 de maio de 2022 - 19h
https://join.wsforum.net/activities/10343
 
APRESENTAÇÃO DO GUIA DE COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA PARA A DEFESA DE TERRITÓRIOS “CONSTRUINDO O MUNDO QUE SONHAMOS”
Quinta-feira, 5 de maio de 2022 - 17h
https://join.wsforum.net/activities/10416
 
DIREITO DE EXPRESSÃO E OPINIÃO
Sexta-feira, 6 de maio de 2022 - 14h
https://join.wsforum.net/activities/10691


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira