Ceará

Acontece

Encontro Nacional com mães de vítimas de violência policial tem início hoje em Fortaleza

O encontro acontece entre os dias 17 e 20 de maio e deve reunir mais de 120 pessoas de 12 estados brasileiros

Fortaleza, CE |
Mais de 30 coletivos vão debater caminhos para enfrentar a violência policial e cobrar a responsabilidade dos governos estadual e federal. - Foto: Lucianna Silveira/Coletivo Nigeria

Após dois anos desde sua última edição, acontece em Fortaleza, entre os dias 17 e 20 de maio, o V Encontro Nacional de Mães e Familiares de Vítimas do Terrorismo do Estado. Realizado pela última vez em 2020, o evento chegou a ser suspenso em decorrência da pandemia de covid-19 e suas restrições, mas agora está de volta. Segundo os organizadores, a expectativa é que o encontro reúna mais de 120 pessoas representando cerca de trinta movimentos de doze estados brasileiros.

Os coletivos Mães e Familiares do Curió e Mães e Familiares do Socioeducativo e Prisional, responsáveis pela organização do Encontro planejam durante o encontro, a construção de uma carta com reivindicações aos poderes executivo, legislativo e judiciário cearenses. A carta deve ser entregue a atual governadora do estado, Izolda Cela (PDT), à Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALCE), ao Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), ao Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), e à Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE).

Principais programações:

-  Quarta (18), às 8h: abertura com ato ecumênico contando com um padre, um pastor, uma mãe de santo e um líder espírita.

- Quarta (18), às 9h: Mesa de Abertura com o tema "Redes de Resistência: por Memória, Justiça e Direitos Humanos".

- Quarta (18), das 13h30 às 17h: discussão em Grupos de Trabalho e construção da Carta Pública.

- Quinta (19), às 9h: entrega da Carta Pública à Governadora Izolda Cela, ao Tribunal de Justiça; à Promotoria Geral do Estado (PGE) e à Defensoria Geral do Estado (DPE).

- Quinta (19), às 15h: reunião ampliada na Assembleia Legislativa do Ceará.

- Sexta (20), às 8h: realização da II Travessia, a concentração será na Praça Murilo Borges de onde sairão em cortejo até a Praça do Ferreira.

- Dentro da Programação haverá momentos de autocuidado com massoterapia, reike e acolhida psicossocial.

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Camila Garcia