Rio Grande do Sul

Imprensa sob ataque

20º Índice Global de Liberdade de Imprensa coloca Brasil em 110º lugar entre 180 países

Elaborado pela Repórteres Sem Fronteiras (RSF), relatório coloca o país entre os dez piores da América Latina

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Segundo o estudo, o Brasil não tem muito a comemorar, uma vez que ocupa o incômodo 110º lugar entre 180 países analisados - Reprodução

O 20º Índice Global de Liberdade de Imprensa, elaborado pela organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF), aponta o Brasil numa "situação sensível" com relação à liberdade de imprensa e trabalho dos jornalistas. O país está entre as dez piores situações da América Latina, aponta o relatório divulgado em 3 de maio, o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. Em nível global, o Brasil ocupa o 110º lugar, entre 180 países analisados.

Segundo o Índice, os jornalistas na América Latina enfrentam "um ambiente cada vez mais nocivo e tóxico". O relatório ressalta o papel de aceleradora da censura desempenhado pela pandemia, causando dificuldades econômicas para a imprensa e barreiras de acesso a informações sobre o manejo da epidemia pelos governos latino-americanos.

Quanto à realidade brasileira, a RSF afirma que o trabalho da imprensa tornou-se mais complexo desde 2018, principalmente com os ataques promovidos pelo presidentemobilizando também seus apoiadores no mesmo sentido, através das redes sociais. Ainda segundo a organização, trata-se de uma estratégia coordenada de ataques, com o objetivo de desacreditar a mídia.

Figuras públicas pró-Bolsonaro atacam a imprensa

O Sindicato dos Jornalista Profissionais do RS (Sindjors), recorda que, no Brasil, figuras públicas que apoiam o presidente operam publicamente contra os profissionais e a imprensa. O empresário Luciano Hang, por exemplo, atua judicialmente contra dezenas de jornalistas no país, tendo ingressado com pedidos de indenizações judiciais de milhares de reais.

Um caso específico, por exemplo, é do jornalista gaúcho Moisés Mendes, que responde a processos de pedidos indenizatórios que partiram do catarinense. Conforme noticiou DCM hoje, o site jornalístico e Mendes tiveram ganho de causa na terça-feira (17), em decisão proferida pela juíza Monica Lima Pereira, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP). O DCM explica que Hang havia entrado com um pedido de indenização de R$ 50 mil por conta de um artigo de opinião de 2019.

Outros profissionais do país também vem sendo alvos dessa modalidade de intimidação. Samuel Costa Menezes, de Roraima; Lucas Valença (Correio Braziliense), por matéria publicada no portal UOL; a jornalista Josette Goulart e o repórter fotográfico Marcelo Chello Carneiro da Silva (por publicação no canal Lagartixa Diária); Denis Burgierman, editor-chefe do programa Greg News; Patricia Campos Mello (Folha de São Paulo); Fabio Pannunzio e Guga Noblat (ambos por publicação no twitter); Leonel Camasão (Voz da Resistência) e Mirian Leitão (GloboNews) também constam da lista do varejista, assim como José Simão e Fábio Azevedo Pannuzio.

Outro jornalista que foi alvo dos processos judiciais é Luís Nassif, cuja condenação de indenizar em R$ 20 mil o dono das Lojas Havan foi suspensa pelo ministro Dias Toffoli. Em seu despacho, o ministro diz que não existe violação a direitos de personalidade na crítica que os meios de comunicação social dirigem às pessoas públicas, “por mais dura e veemente que possa ser”.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DA SUA AJUDA

O Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Marcelo Ferreira