Rio Grande do Sul

Trabalhadores da Rua

RS estará representado em encontro continental de ambulantes, camelôs e feirantes

Integrante da UNICAB vai ao encontro panamericano da StreetNet, entidade global que representa a categoria

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Trabalhadores ambulantes terão encontro pan-americano na cidade de São Paulo, durante os dias 23 e 26 de maio - Reprodução/Facebook

O encontro pan-americano da StreetNet International vai acontecer na cidade de São Paulo, entre os dias 23 a 26 de maio. A StreetNet é uma aliança global de organizações de comerciantes informais com o objetivo de representar vendedores ambulantes, feirantes e comerciantes transfronteiriços em nível internacional.

O encontro regional terá debates e encontros presenciais, sendo a oportunidade para os trabalhadores elaborarem um plano estratégico para a região nos próximos quatro anos. Evento é co-organizado pela União Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Camelôs, Feirantes e Ambulantes do Brasil (UNICAB). O Rio Grande do Sul estará representado através de Juliano Fripp, integrante da Associação Feira Rua da Praia (Asferap) e representante do RS na UNICAB.

Juliano destaca que estarão presentes representantes de 14 países. Ressalta também a presença confirmada dos deputados federais Vicentinho (PT) e Sâmia Bonfim (PSOL), que irão participar do evento falando sobre a construção da Frente Parlamentar em Defesa dos Trabalhadores da Economia Informal, articulação que UNICAB está organizando desde o seu mais recente congresso, em 2019.

"O RS estar presente neste evento representa muito para nós. Eu sou da Asferap, a gente está desde os anos 90 na articulação dos camelôs, ambulantes e feirantes. Inclusive articulando políticas públicas", ressalta Fripp, colocando também que Associação da qual faz parte fica orgulhosa de participar da construção da UNICAB e do encontro. "É um reconhecimento ao trabalho dos ambulantes do estado", completa.

No primeiro dia do encontro, segunda-feira (23), acontece o seminário "Desafios e caminhos da luta internacional das trabalhadoras e trabalhadores da economia informal", com representantes da Confederação Sindical das Américas (CSA), Women in Informal Employment: Globalizing and Organizing (WIEGO), Central de Cooperativas e Empresas Solidárias Brasil (Unisol) e do Sindicato dos Trabalhadores da Economia Popular Argentina (UTEP).

O seminário será transmitido online pelo Facebook da UNICAB.

Representantes de todas as Américas

Além da UNICAB, que sediará o evento, o Encontro Regional é co-organizado com o apoio da Federação Sindical de Trabalhadores Independentes de Vendas de El Salvador e da equipe regional da StreetNet Américas.

Segundo a coordenadora internacional da StreetNet, Oksana Abboud, o encontro é uma excelente oportunidade para entender o cenário jurídico, social e trabalhista atual para os vendedores ambulantes e outros trabalhadores autônomos da região. Ela destaca que a maioria dos representantes de organizações dos 14 países que estarão presentes são mulheres.

“A StreetNet International está empenhada em fortalecer suas organizações afiliadas não apenas em nível nacional, mas também em nível regional, por isso esses Encontros Regionais são um espaço muito importante para que nossos membros se reúnam, compartilhem suas experiências e conhecimentos, discutam desafios e oportunidades comuns, e para que desenvolvam uma estratégia de médio e longo prazo e possíveis ações coletivas conjuntas ou campanhas de defesa de direitos a nível regional”, conclui.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

 

Edição: Marcelo Ferreira