Rio Grande do Sul

Comunicação Sindical

Núcleo Piratininga de Comunicação inicia seminários regionais em Porto Alegre

O Seminário “Comunicar com todos os meios e falar para milhões” reunirá diversos sindicatos nos dias 8 e 9 de julho

Brasil de Fato | Porto Alegre |
O NPC conta com a parceria do SindBancários, Fundação Rosa Luxemburgo, InfoSindicais, Brasil de Fato RS, Sul21 e O Coletivo - Divulgação

O Núcleo Piratininga de Comunicação inicia um novo projeto neste mês de julho, a realização de seminários regionais para debater a comunicação sindical. O primeiro será em Porto Alegre, no Auditório do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (SindBancários), no centro da Capital, nos dias 8 e 9 de julho.

O Seminário de Comunicação Sindical “Comunicar com todos os meios e falar para milhões” reunirá jornalistas sindicais, sindicalistas e estudiosos da comunicação para estudar, compartilhar e pensar formas de atuação conjunta. Para a realização do encontro, o NPC conta com a parceria do SindBancários, Fundação Rosa Luxemburgo, InfoSindicais, Brasil de Fato RS, Sul21 e O Coletivo.

Coordenadora do NPC, a jornalista Claudia Santiago afirma que com os seminários regionais o Núcleo, que atua há mais de 30 anos na formação da comunicação sindical e popular, propõe unir esforços para produzir bom jornalismo, que custa caro. “Cada sindicato sozinho não vai conseguir enfrentar a máquina de guerra que é a Internet, os monopólios de comunicação no Brasil”, defende.

Cláudia lembra que no diário de Carolina Maria de Jesus tem sempre alguém esperando pelos ossos e se ressentindo quando eles chegam sem nenhum pedacinho de carne. “Nossa comunicação é um diário de carolina. Assim como ‘qualquer maneira de amor vale a pena’, qualquer maneira de comunicação coletiva que se proponha a informar com qualidade, com participação, denunciando injustiças e alimentando esperanças também vale fazer e amar. Se essa comunicação for resultado de uma soma de esforços poderemos nos tornar imbatíveis. Essa é a proposta no NPC e de nossos amigos e companheiros que juntos construímos esse seminário”, destaca Cláudia.

Entre os palestrantes estão nomes como o da jornalista Renata Mielli, secretária geral do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, Diego Dorgam, Lúcio Uberdan, Antônio Martins, Maria Helena Weber, Pedrinho Guareschi e Alexandre Haubrich. Alguns palestrantes farão suas falas de forma virtual.

Segundo a organização, serão disponibilizadas 120 vagas presenciais, sendo que já tem 79 inscritos, até o momento. As inscrições gratuitas podem ser feitas no site https://nucleopiratininga.wixsite.com/seminarionpcpoa, pelo e-mail [email protected] ou diretamente pelo formulário eletrônico. As mesas serão transmitidas pelo Facebook do NPC.


As vagas são limitadas / Divulgação

Confira a Programação:

8 de julho (sexta-feira)

15h - Abertura cultural - Zé Martins (Grupo Unamérica)

15h30 às 16h - Mesa de Abertura - saudações 

Claudia Santiago (Núcleo Piratininga de Comunicação)

Fabricio Rocha (Info Sindicais)

Katia Marko (Brasil de Fato-RS)

Marco Weissheimer (Sul21)

Alan Camargo (O Coletivo)

Gilnei Nunes (Sind. dos Bancários de POA e Região)

16h às 18h - Comunicação no Séc. XXI - A internet entre o controle social e as possibilidades emancipatórias

Renata Mielli, Jornalista, doutoranda do Programa de Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (PPGCOM-ECA/USP), coordenadora do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e integrante da Coalizão Direitos na Rede (virtual)

Diego Dorgam, Professor e pesquisador voluntário de Inteligência Artificial na Faculdade de Engenharia de Software da UnB. É CEO da Mapeo Digital e especialista em Big Data e Data Science pelo MIT (virtual)

Lúcio Uberdan, Bateia - Análise de redes sociais para posicionamento político em ambiente de internet (presencial)

18h às 20h - Comunicar com todos os meios e falar para milhões 

Antônio Martins, Jornalista e editor do site Outras Palavras (virtual)

Marcelo Carlini (Diretor do Sintrajufe/RS)

Diva Luciana da Costa (Presidenta do SindsepeRS)

Alex Frey (Diretor de Comunicação do SindipetroRS)

Lair de Mattos - Radiocom Pelotas

9 de julho (sábado)

9h - Abertura cultural - Tânia Farias

​9h30 às 12h - Comunicação e Serviço Público 

Maria Helena Weber, Doutora em Comunicação e Cultura (UFRJ), mestre em Sociologia e bacharel em Comunicação Social (UFRGS). Pesquisadora bolsista CNPq e professora no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRGS. Foi assessora de comunicação no governo federal e municipal (presencial)

Marcelo Souza (Jornalista da Ugeirm)

Valdir Bandeira (Diretor de Comunicaçãpo do Sintergs)

Marco Aurélio Welleda (Diretor de Imprensa e Divulgação do SindjusRS)

14h às 16h - A Comunicação na Educação 

Pedrinho Guareschi, Doutor pelo programa de Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) da PUC-SP. Estágio de Pós-doutorado na UNB na linha de pesquisa Teorias e Tecnologias da Comunicação. Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFMA. É coordenador do LABCOM- Laboratório de Convergência de Mídias (presencial)

Flavio Henn (Diretor de Comunicação do Sinpro/RS) 

Valeria Ochôa (Jornalista do Sinpro/RS e jornal Extra Classe)

Sabrina Clavé (Coordenadora de Comunicação da Assufrgs)

Vitor Hugo Xavier (Jornalista da Assufrgs)

Thayse Ribeiro (Coordenadora de Comunicação do CPERS)

16h30 às 18h30 - Comunicação e organização sindical

Alexandre Haubrich, Jornalista do Sintrajufe/RS, cientista social, doutor em Comunicação e Informação, com tese de doutorado sobre o debate público a respeito da reforma trabalhista de 2017. Autor de "Mídias Alternativas - A palavra da rebeldia" e "Nada será como antes - 2013, o ano que não acabou, na cidade onde tudo começou" (presencial)

Renata Machado (Jornalista do Sind. dos Metalúrgicos de São Leopoldo)

Juberlei Bacelo (Diretor de Comunicação da FETRAFI)

Luiz Cassemiro (Diretor do Sind. dos Bancários POA e Região)

Sindipolo

18h30 - Encerramento: Claudia Santiago e Katia Marko (NPC) 

19h - Coquetel


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Katia Marko