Rio Grande do Sul

Saberes Populares

Caravana da Fiocruz vai conhecer experiências de Assentamentos de Nova Santa Rita

Pesquisa-Ação da Fiocruz Ceará virá para registrar a luta dos assentamentos contra os agrotóxicos e a pulverização aérea

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Assentamentos de Nova Santa Rita são referência na produção agroecológica e foram pulverizados por veneno - MPTRS/Reprodução

Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Ceará virão ao RS conhecer a experiência de vigilância em saúde dos Assentamentos de Nova Santa Rita, ligados ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), nesta quarta-feira (6). O pesquisador Fernando Carneiro, coordenador do projeto, explica que foram meses de levantamento de informações e cadastro, até a escolha de 10 experiências que estão sendo visitadas e acompanhadas pela Caravana.

"É uma Pesquisa-Ação nos territórios, com o intuito de conhecer e vivenciar os problemas e, ao mesmo tempo, desenvolver planos de ação junto com os movimentos populares. Uma característica desse tipo de pesquisa é a participação e a ação", explicou Fernando.

Na região Sul do Brasil, a experiência selecionada foi a dos assentamentos da reforma agrária em Nova Santa Rita, ligados ao MST. O pesquisador ressalta o foco da experiência voltada à defesa da vida, frente ao avanço do agronegócio e da pulverização aérea dos agrotóxicos.

"Eles têm tentado um território agroecológico, livre dos agrotóxicos. São uma das maiores cooperativas produtores de arroz orgânico da América Latina, é um local muito delicado que tem sofrido os efeitos de uma guerra química, eles foram literalmente pulverizados por veneno. Nós vamos estar conhecendo melhor esta experiência junto às famílias", ressaltou o pesquisador.

Caravana visa identificar experiências populares

Fernando ressalta também que a vinda da Caravana ao RS faz parte das atividades de um projeto de pesquisa maior, voltado para o tema da Vigilância Popular em Saúde e Ambiente de Trabalho, realizada em parceria da Fiocruz Ceará com movimentos sociais, universidades e representantes do SUS.

Este projeto, continua, visa identificar as experiências de vigilância popular em saúde, por meio de um projeto denominado "Participatório em Saúde e Ecologia dos Saberes", e estão em caravana visitando as experiências em "Vigilância Popular em Saúde e Ambiente de Trabalho".

Afirma que um dos objetivos, ao fim da caravana, é elaborar um Guia de Vigilância Popular em Saúde, que possa servir de subsídio para o SUS, academia e movimentos sociais, além de um Plano de Ação que possa ser um retorno imediato de todo esse trabalho.

Explica que a vigilância popular em saúde é um tipo de vigilância que tem como característica principal o protagonismo dos movimentos populares, na defesa da vida. Isso acontece por meio de monitoramento das suas próprias condições de vida, do ambiente e do seu território.

Ressalta que essas experiências não visam substituir o papel do Estado, que tem suas próprias políticas de vigilância em saúde, ambiental, sanitária e epidemiológica. Mas, reafirma, esse tipo de atividade emergiu, principalmente no contexto da pandemia, em face à omissão do governo federal de cumprir seu papel de defender a vida de populações vulnerabilizadas, como camponeses, indígenas, quilombolas e moradores de periferias, principalmente.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Katia Marko