Rio Grande do Sul

EDUCAÇÃO

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alvorada inaugura Escola de Gestão

Evento acontece nesta terça-feira (12), às 18h, na cidade da região Metropolitana, e marca os 33 anos da entidade

Brasil de Fato | Alvorada |
Instituição, localizada na sede do Sima, possui área de 10m x 13m e capacidade para até 100 alunos - Divulgação

Os 33 anos do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alvorada (Sima) serão celebrados com a inauguração da Escola de Gestão, idealizada para ser um centro de formação profissional e cidadã continuada para servidores, movimento social e comunidade. Com área de 130 m2 e capacidade para até 100 alunos/as, a instituição de ensino ficará instalada no segundo piso da sede do Sima, na avenida Wenceslau Fontoura, 105, em Alvorada. 

Estimulando a educação profissional e tecnológica, a Escola de Gestão pretende reduzir o desemprego e preparar trabalhadores e seus dependentes para o mercado de trabalho. Para dar início às atividades, será realizada uma aula inaugural, às 18h, nesta terça-feira (12), dia em que o Sima comemora seu 33º ano de existência. 

De acordo com Rodinei Rosseto, presidente do Sima, a instituição promoverá debates sobre temas relacionados à cidadania. “Serão discutidas questões do movimento sindical, de direitos coletivos, de moradias alternativas, reciclagem e uma série de outras que queremos desenvolver”, afirma. Para ele, a Escola de Gestão representa a “esperança de uma formação continuada e qualificada para o servidor público". Temas ligados às artes, ao esporte e ao meio ambiente também serão abordados. 

As capacitações serão voltadas para o “Mundo do Trabalho” e para a organização social de grupos vulneráveis, como trabalhadores que atuam na informalidade. Entre os conteúdos previstos estão: inclusão digital, cooperativismo, saúde mental para educadores, educação antirracista, reforma previdenciária e formação sindical básica. Além disso, serão oferecidos os cursos de Libras e de Técnico em Enfermagem nos próximos semestres, organizados em parceria com o IFRS/Alvorada.

Formação cidadã

Rosseto destaca que o Sima será o primeiro Sindicato dos Servidores Públicos a coordenar uma Escola de Gestão no Brasil. “Também construiremos um observatório para acompanhar todos os investimentos públicos de Alvorada. E expandir para o resto do Rio Grande do Sul, trazendo outros sindicatos”, comenta. 

O evento reunirá professores, pesquisadores, técnicos, organizações sociais e será aberto a toda a comunidade. A programação conta com palestras ministradas pelo ex-prefeito de Porto Alegre e ex-governador gaúcho Olívio Dutra, e pela doutora em Educação Popular Fernanda dos Santos Paulo. 

Olívio Dutra: bancário aposentado, Olívio Dutra iniciou sua atuação sindical nos anos 70. Na presidência do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre, comandou a greve geral do funcionalismo público de setembro de 1979, motivo pelo qual foi preso pela ditadura militar e perdeu seu mandato sindical.

Fernanda Dos Santos Paulo: doutora em Educação Popular, Fernanda dos Santos Paulo é membro da Associação de Educadores Populares de Porto Alegre (AEPPA), do Fórum de Educação de Jovens e Adultos do Rio Grande do Sul (FEJARS), da Rede Nacional de Pesquisadores em Pedagogia, da Rede de Cidades que Educam, do Fórum Estadual Popular de Educação/RS e da Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE) 2022. Docente do Programa de Pós Graduação Paulo Freire e da Pedagogia da Libertação do Centro Sul-Brasileiro de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação (Censupeg), do Conselho de Educação Popular da América (CEAAL) e Instituto Vívere. 

Entidades Parceiras

- Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)

- União de Associações dos Moradores de Alvorada (UAMA)

- Instituto Cresça com Segurança de Alvorada

- Associação do Umbu de Alvorada

- Umbúntu Alvorada

- ONG Embrião


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Katia Marko