Rio Grande do Sul

EDUCAÇÃO

Inaugurada Escola de Gestão do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alvorada

Instituição pretende capacitar a classe trabalhadora e reduzir o desemprego na região Metropolitana

Brasil de Fato | Alvorada |
O evento solene, aberto a toda a comunidade, reuniu professores, pesquisadores, técnicos, líderes sindicais e organizações sociais - Foto: Divulgação

Na última terça-feira (12), o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alvorada (Sima) inaugurou um centro de formação profissional e cidadã continuada para servidores, movimento social e comunidade. A Escola de Gestão, localizada no segundo piso da sede do Sima, na avenida Wenceslau Fontoura, 105, em Alvorada, oferecerá cursos em diversas áreas. Estão previstas capacitações em inclusão digital, cooperativismo, saúde mental para educadores, educação antirracista, reforma previdenciária e formação sindical básica. 

A inauguração contou com a presença da diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre, representada por Adriano Felipetto; do presidente municipal do Partido dos Trabalhadores Alvorada, Cláudio Leandro; do deputado federal Marcon (PT-RS), e do professor Fábio Azambuja Marçal, diretor-geral do campus Alvorada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Os palestrantes convidados foram o ex-prefeito de Porto Alegre e ex-governador gaúcho Olívio Dutra, e a doutora em Educação Popular Fernanda dos Santos Paulo.

Em seu discurso inicial, o presidente do Sima, Rodinei Rosseto, falou sobre o papel da Escola de Gestão em um momento de retrocessos, perdas de direitos e ataques à classe trabalhadora. “É um projeto de transformação de um novo cotidiano na questão da realidade dos servidores públicos, que são massacrados e perseguidos por esses governos de extrema direita, ou ultra direita, como estamos tratando hoje, que tiraram a dignidade dos trabalhadores e das trabalhadoras.” 

De acordo com Rosseto, o combate à desigualdade e informalidade foi uma das motivações para a implementação da instituição. “Nós pensamos em construir a Escola de Gestão para buscar também o combate à informalidade, dando um cenário mais amplo para os trabalhadores e trabalhadoras, com mais dignidade e respeito para os servidores públicos. Porque essa classe faz e transforma”, destacou. 

Na aula inaugural, foram abordados os temas “Resgate da cidadania com desafio para os trabalhadores e movimentos populares e sindicais” e “Educação popular e emancipação da classe trabalhadora”. Em sua fala, a professora doutora Fernanda dos Santos Paulo exaltou a memória do educador e filósofo Paulo Freire. “Ele era um educador que trabalhava com saberes populares e que fazia uma atividade político pedagógica. E esse é o desafio da Escola de Gestão, que é o de fazer pesquisa participativa. Escutar, registrar e construir com, não para. Que faça sentido para as pessoas que moram na cidade”. Para ela, educar em uma perspectiva contra hegemônica é o paradigma da instituição.   

Ao longo de sua palestra, o sindicalista e político Olívio Dutra resgatou partes da história da humanidade e contou experiências pessoais para ilustrar a importância das lutas sociais populares. “Nós, da classe trabalhadora, devemos aprender com as gerações que nos antecederam. E não podemos ignorar que nós somos a força transformadora”, ressaltou. Em seguida, em ato simbólico, Olívio Dutra cortou a fita inaugural, marcando a abertura da Escola de Gestão.

Assista a live de inauguração

Entidades Parceiras

- Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)

- União de Associações dos Moradores de Alvorada (UAMA)

- Instituto Cresça com Segurança de Alvorada

- Associação do Umbu de Alvorada

- Umbúntu Alvorada

- ONG Embrião


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Katia Marko