Rio Grande do Sul

ELEIÇÕES 2022

PSC abre convenções estaduais dos partidos no Rio Grande do Sul

Prazo final para definições partidárias encerra em 5 de agosto; confira o cenário das candidaturas no RS até o momento

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Argenta (centro) na convenção acompanhado de dirigentes do Solidariedade e do Agir, antigo Partido Trabalhista Cristão - Foto: Jaqueline Rieck

A primeira convenção partidária estadual realizada no Rio Grande do Sul foi a do Partido Social Cristão (PSC), nesta quarta-feira (20), primeiro dia do período determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para realização das convenções. O partido lançou o nome do empresário Roberto Argenta como candidato ao governo do estado, em evento realizado no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do RS.

O prazo final para a realização das convenções é 5 de agosto. Neste período, os partidos políticos reúnem seus filiados para a formalização dos pré-candidatos e chapas majoritárias que vão concorrer ao governo do estado e ao Senado e lançarão nominatas a deputado estadual e federal. Já o prazo para partidos, coligações e federações registrarem as candidaturas vai até 15 de agosto.

Durante a convenção do PSC, foram apresentadas 50 candidaturas a deputado estadual e 32 a deputado federal, a maioria formada por pessoas sem tradição no cenário político. O partido deixou em aberto os nomes para vice-governador e senador, que serão definidos após convenções de demais partidos.

Incerteza de nomes marca próximas convenções estaduais

Na sexta-feira (22), o Partido Liberal (PL) e o Solidariedade (SD) realizam suas convenções. O PL, que deve confirmar o nome de Onyx Lorenzoni como pré-candidato ao governo do estado, promove a sua no Teatro Dante Barone. Já o SD, que não anunciou nomes, realiza sua convenção na Câmara de Vereadores de Porto Alegre.

No sábado (23) é a vez das convenções do Partido Novo, do Republicanos e do Partido Socialista Brasileiro (PSB), a serem realizadas no Hotel Quality Porto Alegre, na Câmara de Porto Alegre e no Teatro Dante Barone, respectivamente. O Novo deve confirmar Ricardo Jobim para concorrer ao governo estadual. O Republicanos, aliado ao PL, deve formalizar o vice-presidente Hamilton Mourão para concorrer ao Senado. Já o PSB, que ainda não definiu sua articulação final, apresentou previamente o nome de Beto Albuquerque para governador.

O Podemos, o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e o União Brasil vão fazer suas convenções neste domingo (24). O Podemos não informou previamente nomes para o governo gaúcho, mas deve confirmar a candidatura de Lasier Martins ao Senado, em atividade na Câmara de Porto Alegre. O PSOL, em evento no Centro de Convenções Barros Cassal, deve anunciar Pedro Ruas ao governo do estado, tendo como vice a professora Neiva Lazarotto e Roberto Robaina na disputa do Senado. União Brasil, aliado ao PSDB, realiza a convenção no Clube Farrapos.

No sábado do último final de semana de julho (30), é a vez do Partido Democrático Trabalhista (PDT), do Progressistas (PP) e do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) realizarem suas convenções. A do PDT, que já fez pré-lançamento de Vieira da Cunha para concorrer ao governo estadual, será na Câmara de Porto Alegre. O PP deve formalizar ao governo do estado o senador Luis Carlos Heinze e a vereadora de Porto Alegre Comandante Nádia para o Senado, no Teatro Dante Barone. Já o PSTU, que apresentou Rejane de Oliveira como pré-candidata ao governo estadual e Fabiana Sanguiné ao Senado, se reúne na sede do CPERS/Sindicato.

Quatro partidos anunciaram suas convenções para o último domingo do mês (31): Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), na Câmara de Porto Alegre; Movimento Democrático Brasileiro (MDB), no Teatro Dante Barone; Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), na Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS); Partido dos Trabalhadores (PT), sem local confirmado.

O PTB, aliado ao PP, deve indicar o nome da psicóloga Tanise Sabino para concorrer como vice de Heinze. O MDB, que tem parcela do partido trabalhando pelo apoio a Eduardo Leite (PSDB), pode confirmar o deputado estadual Gabriel Souza para a o governo estadual e não indicou nomes para vice ou Senado.

O PSDB deve oficializar o nome de Eduardo Leite para concorrer ao governo do estado, podendo ter como vice representante do MDB ou ainda do União, e não indicou candidato ao Senado. O PT, federado com o PCdoB e o PV, segue trabalhando para fechar uma articulação. Anunciou previamente o nome de Edegar Pretto para concorrer ao governo estadual, mas não indicou vice nem Senado.

A última convenção a ser realizada no estado confirmada até o momento é a do Partido Social Democrático (PSD), marcada para a segunda-feira (1º), no Teatro Dante Barone. O partido já indicou que vai confirmar Ana Amélia Lemos para concorrer a uma vaga no Senado.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Katia Marko