Rio Grande do Sul

Homenagem

Medalha da Legislatura da Assembleia Legislativa será entregue a Iyá Vera Soares

A deputada estadual Sofia Cavedon é a proponente da outorga pelo Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Coordenadora do Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana, Iya Vera Soares será homenageada nesta segunda-feira (25) - Foto: Alex Garcia

O Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho, contará com a entrega da medalha da 55ª Legislatura para Iyá Vera Soares, no Salão Júlio de Castilhos, às 17h.

A homenageada é militante histórica do movimento negro e da luta pela sobrevivência e resistência dos povos tradicionais. Coordenadora do Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana, mãe de cinco filhos, nascida em Porto Alegre e formada técnica de Enfermagem pela UFRGS, sempre se destacou por ações socioeducativas e de geração de renda que fortalecem a identidade afro-brasileira. A homenagem foi proposta pela deputada Sofia Cavedon (PT). 


Homenagem será na Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (25) / Divulgação

“Homenagear Mãe Vera no dia 25 de julho reforça a luta histórica das mulheres negras por sobrevivência em uma sociedade estruturalmente racista, misógina, machista - e nos faz refletir sobre a vida dessas mulheres”, explica Sofia Cavedon.

O Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha foi instituído em 1992 no 1º Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas, na República Dominicana.

O evento surgiu para dar visibilidade à luta das mulheres negras contra a opressão de gênero, a exploração e o racismo. No Brasil, a data homenageia a líder quilombola Tereza de Benguela, símbolo de luta e resistência do povo negro.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

PRECISAMOS DO SEU APOIO

Brasil de Fato RS não cobra nenhum tipo de assinatura dos leitores, todas nossas informações são gratuitas. Por isso, precisamos do seu apoio para seguir na batalha das ideias.

CONTRIBUA através do PIX 55996384941 (celular), em nome do Instituto Cultural Padre Josimo.

A democratização da comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Edição: Katia Marko