Rio de Janeiro

PARA ASSISTIR

Programa Papo na Laje conversa com escritores da Baixada sobre literatura nas favelas

Autores de Nova Iguaçu conseguiram publicar suas obras com selo editorial Favelofágico, do Ecomuseu de Manguinhos

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
No programa, os autores Dani Ribeiro e Rafael Simeão contam como foi participar da Residência Literária Favelofágica 2021 - Stefano Figalo/Papo na Laje

O programa Papo na Laje desta quinta-feira (27) conversa com dois escritores de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, que conseguiram publicar seus primeiros romances autorais com o selo editoral Favelofágico, do Ecomuseu de Manguinhos.

As obras "Carniça", de Rafael Simeão, e "Chã de Dentro", de Dani Ribeiro, são resultado da Residência Literária Favelofágica 2021, uma ação do projeto Cultura em Manguinhos que tem como objetivo estimular novos autores e narrativas do ponto de vista das favelas e periferias.

Leia mais: Projeto da UFRJ em parceria com moradores da Maré pesquisa a diversidade musical em favelas

No episódio, os autores compartilham os desafios de conciliar a produção literária com o expediente em outro trabalho para além da escrita criativa. E que a inspiração para as histórias que cada um desenvolveu durante a residência partem, muitas vezes, das próprias vivências.

Dani Ribeiro, que também é professora de artes, explicou que no livro ela buscou alcançar o lugar da memória. "Chã de Dentro é um lugar que não se sabe muito bem onde, mas ele habita uma encruzilhada. O que carregamos de todas as pessoas e te constituem hoje", disse.

Já em "Carniça", Rafael Simeão lança um olhar crítico sobre a precarização das condições de trabalho ao trazer como protagonista um entregador por aplicativo que roda a cidade de bicicleta.

"O personagem é marcante porque a gente escuta as pessoas defenderem a liberdade de não ter patrão e depender do próprio esforço. E acaba esquecendo dos direitos trabalhistas que foram arduamente conquistados. Tentei colocar em perspectiva essa posição que vem ocupando cada vez mais o mercado de trabalho", contou sobre o livro.

Assista: 

 

O projeto realiza sessões literárias com os moradores que consiste em entregar um trecho do livro em processo para elas terem a função de crítico literário, dizer o que elas acham, dar a opinião independente da formação. 

A residência foi realizada de forma virtual de forma virtual por causa da pandemia, mas sem deixar de interagir com o território da zona norte carioca. Para isso, o projeto realizou sessões de leitura com moradores que atuaram como críticos literários.

A Residência Literária Favelofágica é realizada pelo Ecomuseu de Manguinhos e Rede de Empreendimentos Sociais para o Desenvolvimento Socialmente Justo, Democrático, Integrado e Sustentável (RedeCCAP), e gestão cultural da Fiocruz.

O programa Papo na Laje é transmitido na TV Comunitária do Rio de Janeiro, canal 6 da NET, e no canal do YouTube do programa, todas as quintas, às 18h. A partir desta temporada também é possível assistir em toda Grande São Paulo no canal aberto digital da TVT, também as quintas, às 20h.

Edição: Mariana Pitasse